O ENVOLVIMENTO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO CÍVICA DAS CRIANÇAS COMO PROMOTOR DO DESENVOLVIMENTO DE UM CARÁTER RESPONSÁVEL

  • Isabel Correia Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Ramiro Marques Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Palavras-chave: Educação vs Caráter, Pontualidade, Responsabilidade, Valores.

Resumo

Este artigo resulta de um percurso investigativo decorrente de um relatório de estágio para obtenção do grau de mestre. O objeto de estudo tem por objetivo compreender em que medida o envolvimento dos pais na educação das crianças promove a sua responsabilidade fomentando um caráter responsável. Utilizou-se a variável pontualidade para compreender os fenómenos observados deste ato cívico e como este aspeto está implícito no desenvolvimento do valor responsabilidade na criança. Para compreensão da temática recorreu-se à observação direta dos intervenientes do processo investigativo registando os fenómenos observados, refletindo acerca dos mesmos com as educadoras e professoras e fazendo pesquisa documental.  Por último recorreu-se à entrevista semiestruturada, entrevistando as profissionais de educação e perceber quais as suas conceções sobre a pontualidade e de que forma cidadania e caráter se completam. Realizou-se a análise dos dados e aferiu-se que a pontualidade é um fator preponderante não só no desenvolvimento do valor responsabilidade na criança, como também é um extensor da educação cívica e dos valores do meio envolvente que devem ter continuidade para o meio educativo e social em geral. Conclui-se ainda, que cidadania e caráter são indissociáveis.

Publicado
2018-12-21