COMPARAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E CAPACIDADES FÍSICAS EM JOGADORES DE BASQUETEBOL DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19319Palavras-chave:
Basquetebol, Composição corporal, Força, Jogadores, JovensResumo
O objetivo do presente estudo foi comparar a relação entre composição corporal e capacidades físicas em jogadores de basquetebol de 12-13 e 14-15 anos de idade. Foram envolvidos no estudo 24 jogadores de basquetebol de uma equipa da Península de Setúbal, doze pertencentes a cada faixa etária. Realizaram avaliações relacionadas com composição corporal e força dos membros inferiores e superiores. Observaram-se correlações entre composição corporal e força de preensão manual e uma relação inversa entre grupos entre força de preensão manual e salto em contramovimento. A massa muscular, evidenciou uma relação estreita com força de preensão manual em ambas as faixas etárias. É fundamental decorrer avaliação e controlo do treino nas mais variadas faixas etárias no basquetebol no sentido de detetar talento, melhorar a prescrição do treino e ser procurado melhorar o desempenho desportivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.