EFEITO DA DOSE E DA CONCENTRAÇÃO ESPERMÁTICA NO DESEMPENHO REPRODUTIVO DE PORCAS HIPERPROLÍFCAS INSEMINADAS POR VIA PÓS-CERVICAL
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i3.21334Palavras-chave:
fertilidade, leitões nascidos totais, leitões nascidos vivosResumo
Avaliou-se o desempenho reprodutivo de uma linha genética de suínos hiperprolífica (DanBred), sujeita a dois protocolos de inseminação artificial pós-cervical, doses com diferente volume/concentração espermática: Protocolo de referência - 40 ml, 1,5x109; Protocolo experimental - 80 ml, 3x109. Analisou-se o período de beneficiação de outubro a dezembro, em três anos consecutivos. Avaliou-se a fertilidade e prolificidade (nascimentos/parto, nascidos totais (NascTot) e nascidos vivos (NascViv)). Determinaram-se estatísticas descritivas das variáveis em estudo e procedeu-se a uma análise de variância avaliando o efeito do protocolo. A taxa de fertilidade obtida com o protocolo experimental (95,41%), foi superior à do protocolo de referência (82,27%/93,79%). Porém, não se verificou influência significativa do tipo de protocolo para os NascTot e NascViv, observando-se, respetivamente, valores de 18,77±0,26 e 18,70±0,22 (experimental) e de 17,80±0,35/16,56±0,26 e 15,91±0,34/16,71±0,22 (referência). Face à disparidade de resultados referidos na bibliografia, a adoção de determinado protocolo requer avaliação prévia, nas condições especificas da exploração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.