CASO DE ESTUDO: PRODUTIVIDADE DO NÚCLEO DE CONSERVAÇÃO E MELHORAMENTO DA RAÇA SUÍNA MALHADO DE ALCOBAÇA DA EZN-INIAV IP
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i3.21335Palavras-chave:
intervalo entre partos, leitão, porca, prolificidade, raça autóctoneResumo
Realizou-se um estudo sobre a raça suína autóctone Malhado de Alcobaça, pertencente ao núcleo de conservação e melhoramento da EZN – INIAV, IP, com vista à sua caracterização produtiva. Utilizaram-se registos individuais de 43 reprodutoras, referentes a 173 partos, (junho de 2015 a maio de 2019) e, registos relativos a 2479 leitões e 4274 pesagens (setembro de 2015 a janeiro de 2020). Os valores médios reprodutivos globais observados foram: número de cobrições fecundantes -1,81±1,58 beneficiações; intervalo médio entre partos - 190,54±48,46 dias; prolificidade média - 9,51±3,32 leitões; duração média de aleitamento - 42,29±6,00 dias; número médio de leitões desmamados/porca - 6,59±2,63. O peso dos leitões ao nascimento foi 1,33±0,30kg e apresentou uma relação significativa com o tamanho da ninhada, reduzindo-se em 20 gramas por cada leitão adicional que nasceu. Aos 30 dias de vida, o peso foi 6,86±1,73kg, influenciado significativamente pela idade da progenitora (máximo dos 26-28 meses). Os leitões apresentaram, aos 90 dias, um peso médio de 27,14±7,32kg. Os resultados obtidos sugerem a existência de baixa performance reprodutiva que deve ser analisada numa tentativa de melhorar parâmetros reprodutivos, nomeadamente através de algumas práticas de maneio e minimização dos valores crescentes de consanguinidade. Apesar dos resultados obtidos, este núcleo suíno revela-se importante para dar continuidade a esta restrita raça autóctone, pela possibilidade de estudos, divulgação da população e disseminação de genética a outros produtores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.