SUPERVISÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM – UMA SOLUÇÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24829Palavras-chave:
Competências, contexto clínico, enfermagem, investigação-ação, supervisão clínicaResumo
A supervisão clínica em enfermagem, surge como uma necessidade dos contextos formativos e da prática clínica. A cooperação do enfermeiro é fundamental na supervisão dos futuros enfermeiros com vista ao desenvolvimento das suas competências. A avaliação da formação desenvolvida no âmbito do protoloco interorganizacional de uma escola superior de saúde, tem sido reconhecida como meio privilegiado para a aquisição/mobilização de competências em supervisão em contexto clínico. Pretende-se dar conta de protocolo de investigação a ser implementado para a melhoria da qualidade e segurança no processo de supervisão clínica em enfermagem com recurso a ferramenta digital. O grupo alvo são enfermeiros de organizações parceiras da escola de saúde. Propõe-se um estudo de investigação-ação participativa, de forma sequencial e cíclica de diagnóstico, planeamento, ação e reflexão. Perspetiva-se facilitar a aquisição de competências em supervisão clínica nos enfermeiros com o desenvolvimento de capacidades para o processo formal de acompanhamento do estudante de enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.