Promoção da Saúde com Adultos em Situação de Obesidade: uma Scoping Review
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24833Palavras-chave:
Enfermagem, Obesidade, Promoção da SaúdeResumo
A obesidade é uma doença crónica e um fator de risco para o desenvolvimento de outras patologias. Constitui a segunda causa de morte passível de prevenção, com impacto acentuado na qualidade de vida.
O presente artigo apresenta uma Scoping Review desenvolvida com base em protocolo do Joanna Briggs Institute, durante o mestrado em enfermagem comunitária. Objetivo: identificar as intervenções de Enfermagem na Promoção da Saúde com adultos em situação de obesidade.
Procedeu-se à pesquisa de artigos publicados entre 08/2015 e 07/2020, em bases de dados científicas, com descritores MeSH e conjugando a estratégia: Nurs* AND Health Promotion OR Obesity. O processo de seleção desenvolveu-se de acordo com o Prisma 2009 Flow Diagram.
As evidências obtidas relevam a importância da educação para a saúde enquanto eixo central da promoção da saúde ao nível dos cuidados de saúde primários, na adoção de comportamentos saudáveis por parte de adultos com obesidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.