TRABALHO DE PARTO: A MAGIA DA PRESENÇA TERAPÊUTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONFORTO EM CONTEXTO HOSPITALAR. UMA SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24845Palavras-chave:
hospital; trabalho de parto; cuidados de enfermagem; confortoResumo
Os cuidados de Enfermagem são desenvolvidos com intuito terapêutico entre o enfermeiro, mulher e companheiro/a, permitindo alcançar a promoção do conforto no momento do trabalho de parto, minimizando a ansiedade. No sentido de compreender a importância da presença terapêutica foi realizada uma scoping review com a questão “A presença terapêutica promove o conforto da mulher em trabalho de parto e companheiro/a, em contexto hospitalar?” com o objetivo de verificar se a presença terapêutica promove o conforto da mesma neste contexto. Foi desenvolvida segundo protocolo do Joanna Briggs Institute. Através do recurso - PRISMA® - e após pesquisa com os descritores MeSH: Hospital; Parturition; Nursing care; Pacient Comfort. Dos 14 artigos identificados, 4 foram incluídos na revisão, contribuindo para compreender a importância da questão em estudo, tendo sempre por base a mais atual prática baseada na evidência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.