O desafio da gestão do talento no contexto da transformação digital em curso- uma análise a empresas do Alentejo
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26216Palavras-chave:
Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Talento, Talento, Transformação digitalResumo
A transformação digital está a pressionar as organizações a introduzir novas tecnologias no negócio, alterando modelos de negócio e a cultura organizacional, bem como adaptar os seus trabalhadores. Com a virtualização dos processos, surge a necessidade de novos requisitos de perfis de pessoas, com qualificações e capacidades de conhecimento e habilidades.
Este trabalho investiga o desafio da gestão do talento face à transformação digital, tentando compreender de que modo as empresas detetam, atraem, retêm e formam os seus colaboradores.
Foi realizado um estudo de caso a duas empresas em Évora. Realizaram-se entrevistas a uma especialista em talento e aos responsáveis de Recursos Humanos de duas empresas.
Da análise, destaca-se: a empresa X, com lacunas no contexto da transformação digital, encontra-se numa fase embrionária no que toca à gestão do talento. Por outro lado, a empresa Lobosolar, que acompanha a transformação digital, tem conseguido fazer a gestão do seu talento
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.