O desafio da gestão do talento no contexto da transformação digital em curso- uma análise a empresas do Alentejo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26216

Palavras-chave:

Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Talento, Talento, Transformação digital

Resumo

A transformação digital está a pressionar as organizações a introduzir novas tecnologias no negócio, alterando modelos de negócio e a cultura organizacional, bem como adaptar os seus trabalhadores. Com a virtualização dos processos, surge a necessidade de novos requisitos de perfis de pessoas, com qualificações e capacidades de conhecimento e habilidades.

Este trabalho investiga o desafio da gestão do talento face à transformação digital, tentando compreender de que modo as empresas detetam, atraem, retêm e formam os seus colaboradores.

Foi realizado um estudo de caso a duas empresas em Évora. Realizaram-se entrevistas a uma especialista em talento e aos responsáveis de Recursos Humanos de duas empresas.

Da análise, destaca-se: a empresa X, com lacunas no contexto da transformação digital, encontra-se numa fase embrionária no que toca à gestão do talento. Por outro lado, a empresa Lobosolar, que acompanha a transformação digital, tem conseguido fazer a gestão do seu talento

Capa: O desafio da gestão do talento no contexto da transformação digital em curso- uma análise a empresas do Alentejo

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Firmino, M., & Silva, P. (2021). O desafio da gestão do talento no contexto da transformação digital em curso- uma análise a empresas do Alentejo. Revista Da UI_IPSantarém, 9(4), 105–115. https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26216