Impacto socioeconómico do transporte de carga via marítima para o abastecimento das comunidades insulares da ilha de Kanyaka no período entre 2015 e 2020
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i2.29081Palavras-chave:
Transporte de Carga Via Marítima, Cabotagem, Desenvolvimento SocioeconómicoResumo
O interesse pelo tema decorre do facto de o Governo de Moçambique ter iniciado com o processo para a revitalização do transporte marítimo (cabotagem) num contexto caracterizado pela inexistência de navios e de operadores deste modal de transporte. Pretendeu-se analisar o impacto da socioeconómico da cabotagem para o abastecimento da comunidade da Ilha de kanyaka, promovendo assim o desenvolvimento daquelas comunidades. Recorreu-se a uma pesquisa explicativa e quantitativa, tendo sido aplicados questionários a 100 participantes (dirigentes transportadores, transportadores, comerciantes e moradores) para coletar dados que permitiram analisar as relações entre o abastecimento de produtos por via marítima e o desenvolvimento socioeconómico da comunidade da ilha de kanyaka. A pesquisa conclui que o transporte de carga via marítima impulsionou positivamente o desenvolvimento socioeconómico da ilha de Kanyaka no período entre 2015 e 2020, facilitando em grande medida as trocas comerciais na comunidade e entre a comunidade e a cidade de Maputo, havendo, no entanto, aspetos estruturantes por reanalisar. A nível económico, os resultados da pesquisa podem contribuir para a redução do custo de transporte na cadeia logística e a consequente redução do preço dos produtos no consumidor final, para além da possibilidade de aumento da produtividade uma vez que os produtores poderão passar a ter acesso mais facilitado aos potenciais mercados. A disseminação dos resultados desta investigação poderá ainda contribuir na busca de soluções para a viabilização do transporte marítimo nacional, promovendo o empoderamento dos moçambicanos, abrindo também espaço para mais reflexões e pesquisas nesta área temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Joaquina Nilza Chirindza, Jordão Canivete Massamba
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.