Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29092Palavras-chave:
Educação a Distância, Inovação Pedagógica, MOOC, Tecnologia EducativaResumo
Os cursos online, dada a sua crescente procura, têm sido abordados de uma forma crescente nas últimas décadas, sobretudo a partir de 2019. Com este artigo pretende-se descrever e analisar os resultados associados a dois MOOC (Massive Open Online Courses), desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED). Começa-se por apresentar algumas reflexões relativas ao enquadramento dos MOOC, analisando as suas vantagens e situando-os no contexto da educação a distância acessível a grandes audiências. De seguida, descreve-se a visão e os objetivos da plataforma NAU na qual estão alojados os dois MOOC em análise. Finaliza-se com a descrição da estratégia adotada na criação dos MOOC, assim como os objetivos, a estrutura e a análise dos resultados, decorrentes da primeira edição de cada MOOC. A experiência realizada ajudou a compreender algumas necessidades por parte dos participantes, como a atribuição de ECTS ou a disponibilização de conteúdo complementar em texto. Novos MOOC estão em processo de criação e outros estão também previstos para 2023. É reconhecido internamente o impacto positivo que os MOOC têm na divulgação do ensino que é realizado no IPT, mas também como recursos que podem ser acedidos pelos/as alunos/as para nivelamento dos conhecimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Célio Gonçalo Marques, Ana Nata, António Manso, Inês Araújo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.