Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29092

Palavras-chave:

Educação a Distância, Inovação Pedagógica, MOOC, Tecnologia Educativa

Resumo

Os cursos online, dada a sua crescente procura, têm sido abordados de uma forma crescente nas últimas décadas, sobretudo a partir de 2019. Com este artigo pretende-se descrever e analisar os resultados associados a dois MOOC (Massive Open Online Courses), desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED). Começa-se por apresentar algumas reflexões relativas ao enquadramento dos MOOC, analisando as suas vantagens e situando-os no contexto da educação a distância acessível a grandes audiências. De seguida, descreve-se a visão e os objetivos da plataforma NAU na qual estão alojados os dois MOOC em análise.  Finaliza-se com a descrição da estratégia adotada na criação dos MOOC, assim como os objetivos, a estrutura e a análise dos resultados, decorrentes da primeira edição de cada MOOC. A experiência realizada ajudou a compreender algumas necessidades por parte dos participantes, como a atribuição de ECTS ou a disponibilização de conteúdo complementar em texto. Novos MOOC estão em processo de criação e outros estão também previstos para 2023. É reconhecido internamente o impacto positivo que os MOOC têm na divulgação do ensino que é realizado no IPT, mas também como recursos que podem ser acedidos pelos/as alunos/as para nivelamento dos conhecimentos.   

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Marques, C. ., Nata, A., Manso, A., & Araújo, I. . (2022). Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU. Revista Da UI_IPSantarém, 10(4), 5–17. https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29092