Novos alimentos – estudo exploratório sobre a sua aceitação por uma amostra de jovens adultos
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32423Palavras-chave:
Consumidor, Novos alimentos, insetos, carne in vitroResumo
O conceito de novos alimentos é definido como alimentos ou ingredientes alimentares cujo consumo na União Europeia não era significativo até maio de 1997. Podem ser alimentos inovadores desenvolvidos recentemente ou alimentos que usam novos processos de produção e tecnologias, bem como alimentos tradicionalmente consumidos fora da EU. Este trabalho teve como objetivo a obtenção de informação sobre a aceitação dos novos alimentos por parte de uma amostra de adultos jovens. Os dados foram recolhidos por um questionário distribuído online, preenchido de forma anónima por 217 participantes, em novembro de 2022. A amostra consistiu de indivíduos maioritariamente com idades entre os 18 e os 30 anos (55,8 %). Grande parte dos respondentes (47 %) prefere não experimentar nenhum dos novos alimentos apresentados como opção - insetos, larvas, alimentos produzidos por impressão 3D, ou carne produzida em laboratório. Os insetos, principalmente as larvas, são os menos aceites pela amostra em estudo. Já alimentos feitos artificialmente como a carne feita em laboratório e a comida 3D, são substancialmente mais aceites pelos indivíduos da amostra em estudo. Foi observado que são os indivíduos com idades superiores a 30 anos que demonstram maior predisposição para experimentar novos alimentos, enquanto o género ou o nível de escolaridade não apresentaram associação com o interesse em experimentar novos alimentos. Será importante investir numa maior educação e divulgação alimentar à população para haver uma melhor aceitação por parte da mesma para o consumo dos Novos Alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Maria Paula Pinto, Telma Esteves, Rafael Barros, Wilson Lopes, Beatriz Agostinho
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.