Economia Circular, Economia Verde e Sustentabilidade: Percepções dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo sobre as suas práticas
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32806Palavras-chave:
Economia circular, Economia linear, Economia verde, ODS, SustentabilidadeResumo
Este artigo pretende analisar as perceções e as práticas diárias da economia circular, economia verde e sustentabilidade nos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo. O seu argumento central é que apesar dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo terem perceção da economia circular, economia verde e sustentabilidade, eles não têm a prática diária destes elementos. Recordar que até a década de 1960 a economia era sempre linear o que levava a desperdício e que de forma rápida acabaria por levar ao esgotamento dos recursos naturais, criando de certa forma perigo para o nosso futuro comum devido a degradação do ambiente. Foi daí que se pensou na economia circular, economia verde e na sustentabilidade. O presente estudo é baseado num questionário cujas opções de respostas às perguntas obedecem uma escala de tipo likert de cinco categorias. As variáveis que foram sendo cruzadas tiveram sua seleção de acordo com a respetiva intensidade de relacionamento, tendo sido escolhidas somente aquelas cujo relacionamento (r) era forte. Também foram realizados testes de correlação e apresentadas várias formas de validade do instrumento de recolha de dados (o questionário) e a validade dos dados. O estudo conclui que a incorporação da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) aquando da execução das atividades diárias tomando como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é fundamental para que haja uma educação para a sustentabilidade, contribua-se para mudanças de comportamento a nível das Instituições de Ensino Superior (IES) e que de forma mais expedita haja mais práticas sobre os domínios da economia verde, sustentabilidade e economia circular, o que vai contribuír para uma melhor educação orientada a cidadania ambiental. A prática da economia circular, economia verde e a sustentabilidade trazem consequências benéficas ao nosso planeta e à humanidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Rodrigues Zicai Fazenda, Damião Cardoso, Jochua Abrão Baloi, Marc Jacquinet, Ana Lúcia Machanguia, João Chimene Júnior

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.