Ambiente de negócios, Doing Business, em Moçambique e o comportamento do Prime Rate do Sistema Financeiros (PRSF) do Mercado
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32808Palavras-chave:
Ambiente de Negócio, Comportamento do Prime Rate, Doing Business, PRSFResumo
Este estudo objetiva descrever o ambiente de negócios em Moçambique e analisar o comportamento do Prime Rate do Sistema Financeiro (PRSF) no mercado financeiro moçambicano. Os resultados obtidos do estudo indicam que o país está numa posição estratégica para atrair investimentos significativos, particularmente nos setores de energia e infraestrutura. O desenvolvimento recente do setor de gás natural, em particular, sugere uma transformação potencial do panorama económico do país. No entanto, esse progresso vem com uma série de desafios, incluindo a necessidade de melhorias na infraestrutura, a redução da burocracia, a luta contra a corrupção e o desenvolvimento de uma força de trabalho mais qualificada. A Prime Rate do Sistema Financeiro (PRSF) de Moçambique, que influencia o custo do crédito e, em última análise, o crescimento económico, desempenha um papel fundamental. Neste contexto, observou-se que as variações na PRSF têm impacto direto no ambiente de negócios, onde uma melhoria no índice "Doing Business" pode levar à estabilização ou até mesmo à redução da PRSF, tornando o crédito mais acessível e incentivando, assim, os investimentos e a expansão dos negócios. Ademais, a pesquisa também indica que as diferenças significativas entre as regiões de Moçambique em relação ao potencial económico, infraestrutura e níveis de educação, apontam para a necessidade de abordagens regionais específicas para o desenvolvimento económico equilibrado. Da mesma forma, o estudo mostrou que as políticas governamentais, a economia global e a situação política e de segurança desempenham um papel importante no ambiente de negócios do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Rodrigues Zicai Fazenda, Damião Cardoso

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.