Relação entre o Prime Rate e o Clima Económico de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32810Palavras-chave:
Economia do Clima, Economia Moçambicana, Prime RateResumo
Este estudo tem como objetivo, analisar a relação entre o clima económico e o Prime Rate em Moçambique. A economia moçambicana tem presenciado um crescimento e diversificação notáveis nos últimos anos, com a "Prime Rate", taxa de juro de referência, emergindo como um fator determinante. Esta taxa, influenciada pelo Banco de Moçambique, afeta diretamente as taxas de empréstimos e financiamentos, servindo como uma ferramenta para regular a oferta monetária, o consumo e o investimento. Paralelamente, o clima económico das entidades moçambicanas também tem evoluído, sendo moldado por fatores económicos, culturais e sociais. Em Moçambique, este clima é influenciado por tradições culturais, padrões de liderança e a situação económica. A flutuação da Prime Rate tem implicações diretas no investimento empresarial: taxas elevadas podem restringir investimentos e afetar negativamente o clima económico, enquanto taxas mais baixas podem impulsionar o investimento e criar um ambiente de trabalho mais otimista. De 2017 a 2021, Moçambique revelou uma economia com grande potencial, ancorada em setores como a indústria mineral. O comércio moderno, especialmente em cidades como Maputo, e o setor de serviços, mostraram-se vitais para a economia em expansão. Contudo, o país enfrenta desafios como infraestrutura inadequada e necessidade de mão de obra qualificada. As interações entre a "Prime Rate" e a Taxa de Juros de Política Monetária (MIMO) ilustram a importância do sistema financeiro para o ambiente económico. Moçambique encontra-se numa encruzilhada, onde a gestão eficaz dos recursos e desafios determinará sua posição no cenário económico global
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Rodrigues Zicai Fazenda
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.