RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA E EXERCÍCIO FÍSICO EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9933Resumo
Estudos (e.g. Mota-Pereira, Carvalho, Silvério, Fonte, Pizarro, Teixeira, Ribeiro e Ramos, 2011) revelam a existência de uma relação direta entre prática de exercício físico e qualidade de vida. Este trabalho quantitativo pretende analisar as relações entre prática de exercício físico e qualidade de vida numa amostra de conveniência (46 funcionários e 125 estudantes do Instituto Politécnico de Leiria) de 171 sujeitos (83,6% do sexo feminino e 16,4% do sexo masculino). Foi utilizado o WHOQOL-Bref e o Questionário de Contextualização da Prática do Exercício Físico, criado especificamente para este estudo. Os dados revelaram que a prática do exercício físico na última semana (43,9%), no último ano (85,4%), nos últimos 5 anos (92,4%) e nos últimos 20 anos (86%) varia ao longo do tempo. Os sujeitos (84,2%) interromperam a prática de exercício físico apresentando, principalmente, razões de agenda para o fazer e razões de saúde mental e física para o reiniciar. No que respeita à qualidade de vida, os dados revelaram, no domínio físico, M=77.5; DP=11.8; no domínio psicológico, M=75; DP=12.36; no domínio relações sociais M=76.08; DP=13.995 e no domínio ambiente, M=72; DP=10.74. Não se encontraram diferenças estatisticamente significativas nas subescalas do WHOQOL-Bref considerando a prática ou não de exercício físico (p>0.05).
Palavras-chave: Qualidade de Vida; Exercício Físico; Ensino Superior
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.