UPTAKE ICT2LIFE - A SOLUÇÃO PARA A LITERACIA DIGITAL E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM ANTECEDENTES DESFAVORECIDOS

Autores

  • Pedro Matos Instituto Politécnico de Santarém
  • Maria Barbas Instituto Politécnico de Santarém
  • Isabel Dias Universidade Aberta
  • Isabel Falé Universidade Aberta
  • Elsa Casimiro Viatecla
  • Ricardo Raminhos Viatecla

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19280

Palavras-chave:

Competências Digitais, Educação de Adultos, Inclusão digital, NEET, Novas Tecnologias

Resumo

#Uptake_ICT2life-cycle: alfabetização e inclusão digitais para alunos com antecedentes desfavorecidos # foi um projeto Erasmus + que visa melhorar a alfabetização digital entre adultos de meios desfavorecidos. Este projeto abordou as necessidades identificadas por estudos anteriores do Eurostat, que em 2013 identificou que um em cada três portugueses nunca utilizou a Internet. Sendo Portugal o quinto país com a maior percentagem de pessoas nesta situação (33%), precedida pela Roménia (42%), Bulgária (41%), Grécia (36%) e Itália (35%). Por conseguinte, este projeto abordou este problema através da mobilização de sinergias de sete parceiros em quatro países (Portugal, Itália, Reino Unido e Alemanha) cuj           as boas práticas serviram de modelo a seguir por outras instituições como a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Esta rede trabalhou em vários níveis de impacto em áreas transversais e transsectoriais, tanto em termos de parcerias (academia e negócios), quanto em termos de focus group (VET; educação de adultos com antecedentes desfavorecidos; IES com foco especial neste grupo).

Publicado

2020-01-21

Como Citar

Matos, P., Barbas, M., Dias, I., Falé, I., Casimiro, E., & Raminhos, R. (2020). UPTAKE ICT2LIFE - A SOLUÇÃO PARA A LITERACIA DIGITAL E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM ANTECEDENTES DESFAVORECIDOS. Revista Da UI_IPSantarém, 7(2), 24–31. https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19280

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)