Projeto Educação STEAM outdoor: um estudo exploratório sobre as perceções dos educadores e professores
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32025Palavras-chave:
Abordagem STEAM, Educação outdoor, Formação de educadores e professoresResumo
Nos últimos anos, tem-se assistido a um crescente interesse pela abordagem educativa interdisciplinar Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática (STEAM). O que é justificado pelo efeito positivo desta abordagem nas atitudes e aprendizagens das crianças e jovens e pela necessidade de estimular o seu interesse e envolvimento com os conteúdos destas áreas curriculares. Perante essa necessidade, a literatura evidencia a criação de abordagens pedagógicas interdisciplinares, desde os primeiros níveis de escolaridade, apoiadas em contextos sociais e culturais relevantes. Espaços exteriores e áreas naturais assumem essa relevância, oferecendo um contexto significativo para a educação ao ar livre (outdoor), pois possibilitam a exploração, investigação, observação, debate, manipulação e reconexão com a natureza, através dos sentidos. Existe um vasto corpo de evidências que mostra o impacto positivo da educação outdoor nos resultados dos alunos nas áreas científicas, pensamento crítico, envolvimento com a aprendizagem e motivação. Além disso, o contacto com a natureza tem, também, benefícios tanto físicos como psicológicos. Assim, perspetiva-se que o caráter relevante e experiencial da educação outdoor possa promover o desenvolvimento pessoal e o bem-estar dos alunos e conectar os alunos à aprendizagem STEAM de maneira significativa, aumentando o seu interesse e envolvimento com as atividades. Perante o potencial da educação outdoor e dada a inexistência de dados concretos que permitam ter uma visão fundamentada no que concerne às práticas, perceções e necessidades de formação dos educadores e professores relativamente à utilização pedagógica dos espaços exteriores, desenvolveu-se um projeto de investigação interligando as diferentes áreas do Centro de Investigação em Qualidade de Vida como a Educação e Formação, Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis, Saúde Individual e Comunitária e o Comportamento Alimentar. Nesse sentido a equipa propõe-se a realizar um estudo exploratório que permita conhecer e descrever a utilização pedagógica dos espaços exteriores de um agrupamento de escolas, de forma a perspetivar iniciativas de estímulo à abordagem STEAM outdoor através do desenvolvimento de módulo(s) de formação a implementar no âmbito da formação inicial e contínua de educadores de infância e professores do ensino básico. Numa primeira fase foram realizadas entrevistas a educadores e professores e após transcrição foram sujeitas a uma análise de conteúdo temática. Dessa análise surgiram temas relevantes que apoiarão a construção de um questionário a aplicar a educadores e professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, na segunda fase do estudo. Os resultados preliminares sugerem uma utilização dos ambientes outdoor que não explora as suas potencialidades enquanto contextos de aprendizagem formais, promotores de abordagens interdisciplinares. Os educadores e professores tendem a associar as oportunidades educativas em ambientes outdoor ao currículo das ciências ou a atividades de recreação. A falta de formação dos educadores e professores no que concerne à utilização interdisciplinar do ambiente outdoor, enquanto contexto de aprendizagem, é um dos fatores que condiciona o seu uso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Marisa Correia, Teresa Ribeirinha, Ana Arrais, David Beirante, David Catela, Helena Luís, Isabel Dias, Raquel Santos, Liliana Ramos, Susana Franco, Vera Simões, Regina Ferreira, Paula Pinto, Ana Loureiro, António Portelada, Maria Clara Martins, Sónia Galinha
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.