RELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA EM GRUPO DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores

  • Thaizi Barbosa
  • Matheus Zica
  • Fernando Quaresma
  • Jaqueline Sonati
  • Erika Maciel

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9937

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre composição corporal e nível de aptidão física de escolares do Ensino Médio. Materiais e Métodos: Estudo transversal, desenvolvido com 20 escolares. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Internacional do Nível de Atividade Física – IPAQ versão curta, avaliação de composição corporal com o Índice de Massa Corporal e Bioimpedância Elétrica Tetrapolar e avaliação do nível de aptidão física com os testes de flexibilidade, força/resistência abdominal e resistência aeróbica. Foi realizado teste de correlação entre composição corporal e aptidão física por meio do software SPSS 21.0. Resultados: Em relação ao Nível de Atividade Física, 95% dos escolares são ativos e muito ativos, em relação à Composição Corporal, 75% foram classificados na zona saudável, porém 65% estão acima do ideal no percentual de gordura. Sobre a Aptidão Física, 71,6% dos adolescentes estão classificados como zona de risco. Quando observado as correlações entre Aptidão Física e Composição Corporal, nota-se que quanto maior os níveis de gordura, menor os níveis da Aptidão Física. Conclusões: O incentivo à prática de um exercício físico para melhorar os índices de aptidão física relacionada à saúde, deve sempre ser trabalho durante as aulas de Educação Física.


Palavras-chave: Atividade Física, aptidão Física, composição orporal, dolescentes.

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Como Citar

Barbosa, T., Zica, M., Quaresma, F., Sonati, J., & Maciel, E. (2016). RELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA EM GRUPO DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. Revista Da UI_IPSantarém, 4(2), 273–284. https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9937