RELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA EM GRUPO DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9937Resumo
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre composição corporal e nível de aptidão física de escolares do Ensino Médio. Materiais e Métodos: Estudo transversal, desenvolvido com 20 escolares. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Internacional do Nível de Atividade Física – IPAQ versão curta, avaliação de composição corporal com o Índice de Massa Corporal e Bioimpedância Elétrica Tetrapolar e avaliação do nível de aptidão física com os testes de flexibilidade, força/resistência abdominal e resistência aeróbica. Foi realizado teste de correlação entre composição corporal e aptidão física por meio do software SPSS 21.0. Resultados: Em relação ao Nível de Atividade Física, 95% dos escolares são ativos e muito ativos, em relação à Composição Corporal, 75% foram classificados na zona saudável, porém 65% estão acima do ideal no percentual de gordura. Sobre a Aptidão Física, 71,6% dos adolescentes estão classificados como zona de risco. Quando observado as correlações entre Aptidão Física e Composição Corporal, nota-se que quanto maior os níveis de gordura, menor os níveis da Aptidão Física. Conclusões: O incentivo à prática de um exercício físico para melhorar os índices de aptidão física relacionada à saúde, deve sempre ser trabalho durante as aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Atividade Física, aptidão Física, composição orporal, dolescentes.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.