PROMOÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO ATRAVÉS DA SUA ABORDAGEM TRANSVERSAL: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14414Abstract
O reconhecimento de que a língua portuguesa tem um papel de relevo no mundo é cada vez mais uma realidade, devido ao elevado número de falantes e aos países lusófonos economicamente emergentes.
Que papel assume a Educação em português neste contexto? Como podem os professores preparar futuros cidadãos ativos que reconheçam as potencialidades da sua língua internacionalmente?
Para responder a estas questões, desenvolveu-se um estudo exploratório, durante 3 semanas, no ano letivo 2013/2014, numa unidade curricular de didática da língua materna de um curso de formação inicial, de uma universidade portuguesa. Pretendia-se, essencialmente, identificar as representações desses estudantes sobre o valor atribuído à língua portuguesa no mundo e descrever o modo como pensavam operacionalizar uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa a fim de promover a sua valorização, mediante a resposta a um questionário e a participação num fórum de discussão, ambos disponibilizados online.
No presente artigo, iremos discutir os resultados que nos permitem responder ao primeiro objetivo de investigação e que apontam para uma valorização da língua demasiado alicerçada no seu peso histórico e cultural.
Palavras-chave: Língua portuguesa no mundo; transversalidade; formação inicial de professores; representações; fóruns de discussão online.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the article published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.