A DANÇA COMO CONTRIBUTO PARA A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9936Abstract
O estudo teve como objetivo verificar o efeito de aulas de dança na qualidade de vida de idosos institucionalizados e não institucionalizados. A amostra constitui-se por 22 idosos Institucionalizados (GI) e 32 Não Institucionalizados (GNI), de ambos os sexos, com id ades entre os 65 e os 92 anos. Foram ministradas aulas de dança durante 4 meses (sessões semanais de 45’-60’), sendo abordadas danças de cariz popular portuguesas e do mundo. Após as aulas os idosos responderam ao Questionário de Satisfação com as Aulas (Comprido, 2013). Os principais resultados indicam que, no GI os idosos tiveram resultados em média 12% mais baixa nos itens: se sentir mais eficaz, sentir-se eficaz para ultrapassar problemas e ser mais otimistas. No GI e no GNI, os idosos afirmaram ter melhorado a sua saúde, realizar as tarefas do dia-a-dia com menos esforço, se sentirem mais ativos, mais aptos e em melhor condição física. As aulas ajudaram a libertar emoções e ansiedade, a divertirem-se, sentirem-se mais tranquilos, mais satisfeitos consigo mesmos, mais positivos com a vida e a sentirem bem-estar e relacionar-se socialmente. Conclui-se que as aulas de dança contribuíram para manutenção ou melhoria de alguns indicadores reportados à qualidade de vida.
Palavras-chave: dança, idosos, bem-estar, qualidade de vida.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the article published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.