CLASSROOM AND RESOURCE AVAILABILITY MANAGEMENT PORTAL - CRAMP: PROPOSAL, PROCESS AND FEATURES
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i1.14342Resumo
Onde quer que exista escassez de recursos, os sistemas de apoio à decisão são sempre úteis, no sentido de viabilizarem uma alocação adequada e uma gestão da disponibilidade desses recursos. Este artigo apresenta uma solução para suprir uma dificuldade operacional, com que se confrontam os agentes envolvidos no processo de gestão de infraestruturas, como salas, e outros recursos pedagógicos, no contexto escolar. A solução tecnológica apresentada tem por objetivo resolver problemas relacionados com disponibilidade de recursos. Aqui será apresentada, desde o momento da caracterização do problema a resolver até à construção e implementação do produto que ajudará no processo de tomada de decisão de alocação de recursos a um fim específico, sempre com o intuito de tornar a utilização destes recursos o mais eficiente possível. Como veremos ao longo do artigo, o armazenamento de dados, a integração e a comunicação são os aspetos mais importantes a considerar. Existem claras evidências de que se podem retirar proveitos consideráveis, pela utilização do sistema descrito.
Palavras-chave: Engenharia de Software, Portais Web, Sistemas de Apoio a Decisão, Análise e Conceção de Sistemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.