EFEITO DA VACINAÇÃO CONTRA A CIRCOVIROSE SUÍNA SOBRE A PROLIFICIDADE E A MORTALIDADE AO NASCIMENTO.
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14366Resumo
Pretendeu-se avaliar o efeito da introdução pela primeira vez de uma vacina inativada comercial contra a doença do circovírus no plano profilático em porcas reprodutoras, sobre a prolificidade e a mortalidade dos leitões ao nascimento. O número de leitões nascidos vivos no grupo de porcas não vacinadas foi significativamente inferior (P = 0,007) ao número dos leitões nascidos das porcas vacinadas (13,62 versus 14,95 leitões). O número de nados mortos foi menor (P = 0,002) no grupo de porcas vacinadas comparativamente com o observado no grupo de porcas não vacinadas (0,53 versus 1,10).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.