#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia

Autores

  • Bárbara Godinho Instituto Politécnico de Santarém

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Ensino Remoto de Emergência, #EstudoEmCasa, Pandemia

Resumo

A mais recentemente pandemia obrigou a que alterações sem precedentes fossem implementadas nos sistemas educativos a nível global. No nosso país, a resposta a esta situação de crise foi o projeto #EstudoEmCasa. Este foi, primeiramente, associado aos modelos de Ensino a Distância e, posteriormente, ao modelo designado por Ensino Remoto de Emergência. Neste sentido, foi realizada uma comparação teórica em torno das definições e principais características destes dois modelos, com o objetivo de identificar qual o modelo que sustenta o projeto #EstudoEmCasa.  

Após uma análise bibliográfica, refletimos sobre o contexto em que o #EstudoEmCasa surgiu e no modo como foi implementado, e verificámos que este não pode ser considerado um modelo de Ensino a Distância, mas sim um modelo de Ensino Remoto de Emergência.

Consideramos também que, dada a urgência e necessidade imediata de uma resposta, o projeto #EstudoEmCasa obteve um feedback positivo por parte dos principais intervenientes.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Godinho, B. (2020). #EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia. Revista Da UI_IPSantarém, 8(4), 194–205. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/22000