Impacto económico da implementação de viaturas elétricas no Programa Escola Segura da PSP
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i2.26408Palavras-chave:
Criação de valor, mobilidade verde, polícia, viabilidade económica, viaturas elétricasResumo
A opção por viaturas elétricas é apanágio duma sociedade ecologicamente consciente que procura soluções tecnológicas para a substituição dos motores de combustão interna por veículos movidos a energia elétrica. A este processo não devem ser alheias as instituições do Estado, nomeadamente a PSP. Destarte, o artigo examina a viabilidade económica da introdução de viaturas elétricas no Programa Escola Segura da Polícia de Segurança Pública, com a definição do custo e dos cash-flows das viaturas elétricas comparativamente com os motores de combustão interna. Nesta análise constata-se que a viatura elétrica não é economicamente favorável, ainda que a sua adoção contribua para a criação de valor como consequência do ambiente e da interação com os agentes económicos consumidores. O futuro apresenta-se com a imprescindibilidade da utilização de formas alternativas de mobilidade ecológica, pelo que o desenvolvimento tecnológico em curso tornará esta análise obsoleta, com o crescimento exponencial das externalidades positivas dessa mobilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.