Riscos Financeiros Decorrentes da Planificação e Programação Orçamental na Administração Pública Moçambicana
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32794Palavras-chave:
Gestão de riscos, Auditoria, instituições públicas, Controle internoResumo
A administração pública Moçambicana ressentiu e ressenti de cenário de crises e incertezas no domínio social, profissional e científico. Diante disso, torna-se fundamental entender os possíveis riscos que as entidades da administração pública correm em várias frentes; a nível da definição de panificação, programação, elaboração e execução do Orçamento, consequências para o alcance dos seus objectivos institucionais no cumprimento de sua função profissional e social, além de focar em uma melhor aplicação dos recursos e assim alcançar uma maior eficiência e eficácia. O trabalho teve como objectivo desenvolver um modelo para identificação dos riscos orçamentais-financeiros, riscos orçamentais decorrentes do funcionamento dos serviços da administração pública moçambicana, com base no plano económico e social, relatórios de auditoria emitidos pelo órgão de controlo externo (Tribunal Administrativo e do controlo interno da entidade). A metodologia do estudo configura-o como uma pesquisa aplicada, qualitativa e esboçada em estudos diversificados de entidades a nível da capital, partindo do Conselho Municipal da Cidade de Maputo e teve como propósito identificar quais os riscos que uma instituição específica está susceptível e as possíveis consequências que advém dos mesmos no sector público da administração pública, a apresentação e discussão de resultados foi realizada em simultâneo. Ao final, a partir do modelo desenvolvido para análise, concluiu-se que os principais riscos são oriundos da deficiência de capacitação dos servidores públicos, deficiência da planificação orçamental e atrasos operacionais, tomada de decisões equivocadas, desvio de aplicação do erário público, prejuízos económicos e financeiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Almeida Chirindza
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.