Uso de smartphones e comportamento de compra em supermercados: uma abordagem sob a Teoria da Prática
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i4.34085Palavras-chave:
Smartphones, Supermercados, Teoria da PráticaResumo
As transformações ocorridas nos últimos anos impactaram diversos momentos em nossas vidas. A evolução tecnológica permitiu que diversos segmentos e práticas de mercado tivessem seu modus operandi modificadas. De maneira especial o setor varejista foi amplamente transformado por meio da inserção de diversas tecnologias. A transformação digital modificou radicalmente a maneira como fazemos negócios, movimentamos bens e serviços, nos comunicamos ou ainda na forma como compramos nossos produtos para uso cotidiano, especialmente após a pandemia gerada pelo vírus da COVID-19. Este fenômeno tem sido estudado de maneira especial pela academia, sobretudo sob a perspectiva da Teoria da Prática. O presente estudo contribui para o estudo deste fenômeno ao descrever, sob a perspectiva da prática, como o smartphone se insere na prática de aquisição de produtos pelos consumidores, em supermercados. Foram entrevistados 17 consumidores, no ano de 2023 e por meio da análise dos resultados foram descritas 18 micropráticas que combinadas resultam na formação das práticas de aquisição de produtos em supermercados. As práticas descritas permitiram compreender como os consumidores utilizam o smartphone ao consultar produtos, avaliar estabelecimentos, compartilhar informações, analisar preços e características funcionais dos produtos, realizar pagamentos e avaliar as compras efetuadas. Os achados contribuem para os estudos em comportamento do consumidor em supermercados e geram insights teóricos, metodológicos e gerenciais para este importante setor da economia.
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