Associated program of post-graduation in physical education IPE/UFPB: A brief successful story

Authors

  • Alexandre Sérgio Silva UTAD - University of Trás-os-Montes & Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.12964

Abstract

O Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE / UFPB (PAPGEF) é o resultado de uma iniciativa histórica na região nordeste do Brasil, onde instituições de dois estados federativos geograficamente vizinhos (Universidade Estadual de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba) se uniram para conseguir criar o que foi, no ano de 2008, o primeiro programa de pós-graduação em nível de mestrado das regiões norte e nordeste do país. Este feito explica o aspecto histórico da associação entre estas duas universidades. Mantendo a tradição de vanguarda, apenas quatro anos mais tarde (2012), resultou da manutenção da associação entre as duas universidades a criação do primeiro curso de doutorado, sendo ainda hoje o único desta região do Brasil.
Além da vanguarda, o PAPGEF UPE/UFPB se notariza por estar contribuindo com as duas grandes áreas da Educação Física: Saúde e Desempenho Humano de um lado, e Cultura e Educação de outro lado; desta forma, consegue atender às diversas perspectivas da investigação do movimento humano, contribuindo assim para a formação profissional de Educadores Físicos brasileiros e estrangeiros, independentemente de suas inclinações vocacionais na área do exercício físico, atividade física ou movimento humano.
Esta ampla atuação na formação profissional e pesquisa foi conquistada com uma concomitante alta qualidade de formação, a julgar pela penetração nacional e internacional das produções científicas dos professores e discentes nos temas relacionados ao desempenho humano, exercício físico x saúde, epidemiologia da atividade física, cultura corporal do movimento e pedagogia do movimento, que constituem as cinco linhas de pesquisa do PAPGEF.
Esta marcante contribuição do PAPGEF para o cenário da pesquisa na educação física brasileira e sua penetração internacional merecia realmente ser materializada em formas como a feliz ideia da construção de um volume especial em um periódico da qualidade e importância histórica que tem a Revista Motricidade. Após análise dos manuscritos que foram aceitos para publicação neste volume, posso assegurar que os temas que os leitores vão ler representam de forma muito pertinente a produção científica das áreas de concentração e das cinco linhas de pesquisa do PAPGEF. Cumprindo um dos papeis de um programa de pós-graduação, que é o compromisso social de fazer chegar as mais diversas pessoas os frutos dos das pesquisas realizadas, espero que esta edição da revista Motricidade venha a ser um meio de fazer conhecer às pessoas das mais diversas nacionalidades uma amostra da produção intelectual no nosso programa e esperamos atrair o interesse de todos para conhecer o PAPGEF e interagir connosco, seja como futuros discentes, parceiros ou colaboradores. Isto engrandecerá ainda mais o nosso programa e a pesquisa brasileira.

Published

2017-09-01

Issue

Section

Editorial

Most read articles by the same author(s)