Associated program of post-graduation in physical education IPE/UFPB: A brief successful story
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.12964Resumo
O Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE / UFPB (PAPGEF) é o resultado de uma iniciativa histórica na região nordeste do Brasil, onde instituições de dois estados federativos geograficamente vizinhos (Universidade Estadual de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba) se uniram para conseguir criar o que foi, no ano de 2008, o primeiro programa de pós-graduação em nível de mestrado das regiões norte e nordeste do país. Este feito explica o aspecto histórico da associação entre estas duas universidades. Mantendo a tradição de vanguarda, apenas quatro anos mais tarde (2012), resultou da manutenção da associação entre as duas universidades a criação do primeiro curso de doutorado, sendo ainda hoje o único desta região do Brasil.Além da vanguarda, o PAPGEF UPE/UFPB se notariza por estar contribuindo com as duas grandes áreas da Educação Física: Saúde e Desempenho Humano de um lado, e Cultura e Educação de outro lado; desta forma, consegue atender às diversas perspectivas da investigação do movimento humano, contribuindo assim para a formação profissional de Educadores Físicos brasileiros e estrangeiros, independentemente de suas inclinações vocacionais na área do exercício físico, atividade física ou movimento humano.
Esta ampla atuação na formação profissional e pesquisa foi conquistada com uma concomitante alta qualidade de formação, a julgar pela penetração nacional e internacional das produções científicas dos professores e discentes nos temas relacionados ao desempenho humano, exercício físico x saúde, epidemiologia da atividade física, cultura corporal do movimento e pedagogia do movimento, que constituem as cinco linhas de pesquisa do PAPGEF.
Esta marcante contribuição do PAPGEF para o cenário da pesquisa na educação física brasileira e sua penetração internacional merecia realmente ser materializada em formas como a feliz ideia da construção de um volume especial em um periódico da qualidade e importância histórica que tem a Revista Motricidade. Após análise dos manuscritos que foram aceitos para publicação neste volume, posso assegurar que os temas que os leitores vão ler representam de forma muito pertinente a produção científica das áreas de concentração e das cinco linhas de pesquisa do PAPGEF. Cumprindo um dos papeis de um programa de pós-graduação, que é o compromisso social de fazer chegar as mais diversas pessoas os frutos dos das pesquisas realizadas, espero que esta edição da revista Motricidade venha a ser um meio de fazer conhecer às pessoas das mais diversas nacionalidades uma amostra da produção intelectual no nosso programa e esperamos atrair o interesse de todos para conhecer o PAPGEF e interagir connosco, seja como futuros discentes, parceiros ou colaboradores. Isto engrandecerá ainda mais o nosso programa e a pesquisa brasileira.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Edição
Secção
Editorial
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.