Envolvimento Pancreático por Mieloma Múltiplo: Um Caso Clínico de Icterícia Obstrutiva Causada por Plasmocitomas Extramedulares Pancreáticos
DOI:
https://doi.org/10.25748/arp.26954Resumo
Os plasmocitomas extramedulares são tumores raros que podem ocorrer como lesões primárias (tumores primários) ou como uma manifestação de mieloma múltiplo (tumores secundários). O envolvimento pancreático por mieloma é muito raro (menos de 0,1% das massas pancreáticas).
Os achados imagiológicos são inespecíficos. Na TC o achado mais típico consiste na presença de uma massa focal multilobulada, com realce homogéneo após administração de contraste.
Apresenta-se um caso de uma mulher de 74 anos de idade com antecedentes de mieloma múltiplo em estadio III, que recorreu ao serviço de urgência por queixas de desconforto abdominal e icterícia indolor. Foram realizadas ecografia e TC ao abdómen que revelaram uma volumosa massa na topografia da cabeça pancreática que, após análise histológica, revelou tratar-se de um plasmocitoma pancreático.
Os objetivos deste artigo são apresentar um caso raro de plasmocitomas extramedulares pancreáticos, descrever a sua epidemiologia e caraterísticas clínicas, bem como ilustrar os seus achados imagiológicos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
CC BY-NC 4.0