Call for papers

Análise Social convida ao envio de artigos científicos originais nas áreas da Sociologia, História, Antropologia, Ciência Política, Psicologia Social e Geografia. As línguas de publicação são o português e o inglês. Todos os artigos são sujeitos a um processo de arbitragem científica. Ver mais em Normas para Autores.

 

[Novo]

Chamada de artigos para dossiê temático sobre “A pandemia da Covid-19 e o futuro: desafios para as ciências sociais”.

 

O Conselho de Redação da Análise Social promove submissões de artigos originais que explorem os efeitos da pandemia Covid-19 e os desafios que esta coloca às ciências sociais.

A produção científica sobre a pandemia mostra-nos que a Covid-19 está a ter um profundo impacto em todas as áreas da vida social. Para além do impacto direto sobre a saúde e bem-estar das pessoas, parece já certo que a pandemia revelou e aumentou os diferentes tipos de desigualdade, tendo alterado igualmente a forma como trabalhamos, comunicamos entre nós e exercemos a cidadania.

Pela incerteza que acarreta, a pandemia está também a fomentar a imaginação coletiva sobre o futuro. Como será o mundo pós-Covid-19? Neste momento, há mais dúvidas do que certezas sobre as consequências a médio e longo prazo desta pandemia. Neste clima de incerteza sobre o presente e o futuro, muitos caminhos se abrem à investigação. Mas além das crescentes especulações e teses – ora otimistas, ora pessimistas –, as ciências sociais têm, mais do que nunca, um papel central a desempenhar. Um dos maiores desafios que se lhes coloca é o de pensar o futuro e investigar as consequências da pandemia. Para isso, necessitamos, contudo, de refletir sobre os instrumentos de que dispomos para conhecer o mundo e atuar sobre o seu futuro.

Pretende-se, assim, lançar uma chamada de artigos que reflitam sobre os desafios do futuro e, em particular, sobre o papel das ciências sociais. Como é que devemos teorizar sobre esta pandemia? Bastará revisitarmos os saberes clássicos ou necessitamos de reinventar também novos conceitos? O que podemos aprender com o passado histórico? Bastará olhar para trás ou precisamos de novas teorias? Quais os desafios que enfrentamos para conhecer o mundo? Bastará adaptar as ferramentas que já possuímos ou precisamos de reinventar as metodologias e articulações interdisciplinares? Que pontes podem ser estabelecidas com as ciências naturais? Que questões éticas emergem quando investigamos em contextos de crise e vulnerabilidade? Que capacidade têm as ciências sociais de olhar para o futuro? E como poderão as ciências sociais contribuir para mitigar os efeitos da pandemia?

Encorajamos a submissão de artigos teóricos, metodológicos ou de análise empírica que se proponham refletir sobre estas e outras questões que contribuam para pensar o futuro e o papel das ciências sociais. Os artigos podem ser submetidos em língua portuguesa ou inglesa.

 

Submissão
Todos os resumos (500 palavras no máximo) devem ser enviados no formato .doc até 30 de Junho de 2021 para o Conselho de Redação da revista Análise Social. e-mail: analise.social@ics.ulisboa.pt

 

Uma vez submetidas, as versões finais dos artigos serão sujeitas a um processo de revisão, sendo enviadas para avaliação externa, em regime de duplo anonimato. Apenas serão publicados os artigos que forem aprovados através deste sistema de avaliação. As normas e procedimentos de publicação estão disponíveis aqui.

Datas:

  • Envio dos resumos dos artigos: 30 Junho 2021
  • Decisão editorial do Conselho de Redação: 15 Julho 2021
  • Submissão dos artigos completos: 31 Dezembro 2021
  • Processo de avaliação por pares: Janeiro/Março 2022;
  • Revisões e decisões finais: Abril/Maio 2022;
  • Publicação: Setembro 2022.

 

[Concluídas]

Chamada de artigos para dossier temático sobre “Famílias e Tecnologias de Informação e Comunicação” da revista Análise Social.

Estudos recentes mostram como, no mundo ocidental, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) fazem gradualmente parte da rotina diária de milhões de crianças, jovens, adultos e seniores. A família contemporânea tornou-se, progressivamente, através do uso de uma variedade de tecnologias digitais – Internet, telemóveis, tablets, computadores, assistentes virtuais – uma família em rede(s). Mas que tipo de oportunidades e desafios levantam estas ligações familiares através das TIC? Quais os usos e os papéis das TIC em termos familiares? Como se pode entender a relação biunívoca entre TIC e famílias?
Pretende-se que este dossier temático apresente trabalhos originais, de pendor teórico ou empírico, sobre a relação entre Famílias e TIC, desenvolvidos em Portugal, no Brasil ou em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, nas áreas da Sociologia, Estudos da Tecnologia e da Comunicação e/ou Psicologia. Os/as autores/as são convidados/as a submeter os seus artigos em língua portuguesa ou inglesa.
Alguns dos tópicos/temas para os artigos deste dossier temático podem incluir (mas não se limitam a):

 

  • TIC e relações familiares
  • Rotinas/rituais familiares
  • Dinâmicas e relações intergeracionais
  • Conectividade e bem-estar vs. tensões e conflitos
  • Identidades, significados e performances
  • Relacionamentos íntimos/afectivos/amorosos/sexuais
  • Infidelidade/divórcio/rupturas
  • Relação família/trabalho
  • Esfera pública vs. esfera privada (privacidade/segurança/vigilância)
  • Famílias migrantes/transnacionais

 

Submissão
Todos os resumos (500 palavras no máximo) devem ser enviados no formato .doc até 29 de Março de 2019 para a equipa editorial deste dossier temático:

Cláudia Casimiro
CIEG/ISCSP-ULisboa
ccasimiro@iscsp.ulisboa.pt

Bárbara Neves
School of Social and Political Sciences | Faculty of Arts The University of Melbourne
barbara@bbneves.com

Uma vez submetidas, as versões finais dos artigos serão sujeitas a um processo de revisão sendo enviadas para avaliação a dois revisores externos, em regime de duplo anonimato. Apenas serão publicados os artigos que forem aprovados através deste sistema de avaliação. O dossier será composto apenas por 4 artigos.
As normas e procedimentos para os/as autores/as, estão disponíveis aqui.

Datas importantes
Recepção de resumos de artigos – (máximo 500 palavras) 29 de Março de 2019 Decisão das editoras sobre os resumos – 14 de Abril de 2019 Submissão dos artigos completos – (máximo 7000 palavras) 30 de Setembro de 2019
Decisão das editoras sobre os artigos completos – 31 de Outubro de 2019
Envio dos artigos para avaliação externa – 10 de Novembro
Conclusão da revisão dos artigos pelos/as autores/as – 31 de Janeiro 2020
Aprovação final dos artigos do dossier – 15 de Fevereiro de 2020