Escola pública como «arena» política: contexto e ambivalências da socialização política escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2005176.12

Palavras-chave:

socialização política escolar, educação para a cidadania, escola secundária, Portugal

Resumo

Este artigo é uma reflexão preliminar em torno de um projecto de investigação em curso, o qual incide na temática da socialização política na escola secundária em Portugal. O texto propõe-se contextualizar a socialização política escolar em função da experiência escolar moderna, do modelo institucional de escola, do papel da crítica e das reformas educativas. Prossegue com o questionamento dos recentes dispositivos criados para a introdução da «educação para a cidadania» no currículo formal. Termina com a problematização do lugar da «educação para a cidadania» no contexto das ambivalências que marcam a experiência estudantil actual.

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Publicado

2005-09-30

Como Citar

Resende, J. M. ., & Dionísio, B. M. . (2005). Escola pública como «arena» política: contexto e ambivalências da socialização política escolar. Análise Social, 40(176), 661–680. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2005176.12