Editorial

Autores

  • António Augusto Martins

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.3456

Resumo

Caros colegas,

 

O processo de integração da Revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (RSPA) no Serviço de Alojamento de Revistas Científicas Institucionais do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) está em desenvolvimento.

Esta nova etapa da nossa publicação, tal como já referido em Editorial anterior, obriga a reformulações importantes na sua edição.

As Normas de Publicação são um dos aspetos objeto de revisão. A sua conceção original datada do início dos anos 90 (Editor-chefe, Dra. Laura Massa) serviu a RSPA durante este lato período de tempo como uma importante ferramenta pedagógica para os autores.

A necessidade de atualização das “Normas” e adequá-las às normas de edição biomédica elaboradas pela Comissão Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE) e do Committee on Publication Ethics (COPE) obrigou a um trabalho exaustivo de rescrever este texto.

Este processo envolveu a equipa editorial da RSPA. O texto foi submetido a uma avaliação e contributo dos colegas que compõe este órgão da revista. Da colaboração dos colegas e do apoio técnico do RCAAP resultou o documento que a atual edição transporta até vós.

Neste momento, pensamos ter dotado a RSPA dos requisitos necessários para obedecer às exigências do ICMJE.

O processo de tradução das “Normas” para inglês está em curso e é a etapa necessária e indispensável para a inscrição da Revista no ICMJE.

Também foi necessário definir o âmbito e objetivos da revista, assim como repensar a política de “copyright” e adaptá-la ao acesso livre (open access).

A tipologia dos artigos publicados pela RSPA foi alargada: Originais, Educação Médica Contínua, Revisão (Narrativa e Sistemática), Consenso, Casos Clínicos, Cartas ao Editor, Editoriais, Perspetivas e Imagens em Anestesiologia. Os critérios para publicação permanecem o mérito científico, a originalidade e o interesse para a anestesiologia.

 

A evolução da Revista e o sucesso do processo de indexação está dependente da qualidade dos artigos que a publicação consegue editar.

A RSPA é o órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia. Diversas publicações nacionais de características similares (Exemplo: Revista Portuguesa de Cardiologia, Acta Reumatológica Portuguesa ou Revista Portuguesa de Pneumologia) conseguiram obter o processo de indexação internacional (Medline).

Este objetivo está ao nosso alcance.

A qualidade patenteada nos Resumos das comunicações científicas submetidos ao Congresso da SPA é uma evidência de que estamos no caminho certo.

A publicação de artigos é, também, uma forma de afirmarmos a Anestesiologia.

Este é o desafio!

 

 

Os meus melhores cumprimentos,

 

António Augusto Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Martins, A. A. (2014). Editorial. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 22(3), 65. https://doi.org/10.25751/rspa.3456

Edição

Secção

Editorial