Editorial da RSPA Vol 21 N 4, 2012
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.8859Abstract
A presente revista pretende ser uma reflexão sobre o futuro da especialidade tal como ela está definida pela União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS) / Secção de Anestesiologia (EBA) e a controvérsia gerada pela proposta de criação da especialidade médica primária de Medicina Intensiva.
As opiniões expressas nos editoriais e artigos de opinião sobre este assunto apontam, sumariamente, para sérias limitações desta estratégia como:
Comprometimento do conceito essencial da multidisciplinaridade da Medicina Intensiva
A competência isolada nesta área limita as saídas profissionais e releva o problema do burnout do profissional de saúde
Profissional com menor treino clínico com entrada ab initio numa área considerada complexa e abrangente
A importação de conceitos sem a evidência clínica comprovada ou mesmo contrários a tal desiderato.
Neste contexto, torna-se igualmente importante a análise crítica sobre as Diretrizes e Currículo da UEMS/EBA, publicadas em 2011, produzida pelo colega membro do Colégio da especialidade que colaborou na elaboração destas orientações – Professor Joaquim Viana.
(espaço separador)
A publicação de dois textos elaborados e anunciados durante as comemorações do Dia Mundial da Anestesiologia – 16 de Outubro – na cidade de Coimbra revestem-se de particular relevância para a nossa especialidade. A Declaração de Coimbra e a Carta da Anestesiologia e Direitos do Cidadão são dois documentos complementares e fruto de uma reflexão sobre o posicionamento da nossa especialidade dentro da comunidade médica e na sua relação com a sociedade civil.
A ambiguidade vivida nas instituições de saúde, no momento atual, releva a importância de documentos que recentrem as especificações e complementaridades da Anestesiologia como especialidade médica transversal numa unidade de saúde.
As áreas em que os anestesiologistas são peritos e reconhecidos dentro da UEMS – Medicina Perioperatória, Medicina Intensiva, Medicina de Emergência e Medicina da Dor - constituem a expressão e os pilares da especialidade.
A instituição e promoção do Dia Mundial da Anestesiologia é uma forma mediática de chegar a públicos mais alargados, mas o trabalho continuado nas diferentes áreas em que ela é perita será fundamental para aumentar sua visibilidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles are freely available to be read, downloaded and shared from the time of publication.
The RSPA reserves the right to commercialize the article as an integral part of the journal (in the preparation of reprints, for example). The author should accompany the submission letter with a declaration of copyright transfer for commercial purposes.
Articles are published under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License (CC BY-NC).
After publication in RSPA, authors are allowed to make their articles available in repositories of their home institutions, as long as they always mention where they were published.