Colocação subaracnoideia acidental de um catéter epidural
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.20577Palavras-chave:
epidural, subaracnoideu, analgesia, dor crónicaResumo
A analgesia epidural permanece uma técnica frequentemente utilizada em todo o perioperatório e abordagem de estados de dor crónica, embora se mantenha associada com diversas complicações, incluindo a falha da técnica analgésica, hematoma ou abcesso espinhal e inadvertente localização/migração do catéter para o espaço intravascular/subdural/subaracnoideu, com consequências potencialmente letais.
Neste caso clínico, descrevemos a migração de um catéter epidural colocado para abordagem de dor crónica, que foi visualizado no espaço intratecal com a administração de radiocontraste. Com este caso, os autores pretendem ressalvar a necessidade de um elevado nível de suspeição para o correto diagnóstico de mau posicionamento do catéter e apropriada abordagem do mesmo. No atual conhecimento dos autores não há imagens previamente publicadas na literatura em que seja visível radiocontraste simultâneo no espaço epidural e subaracnoideu, tornando as imagens enviadas únicas.
Downloads
Referências
2- Jaeger M, Modsen M. Delayed subarachnoid migration of an epidural arrow flexes tip plus catheter. Anesthesiology; 1997, 87:719-20
3- Mishra P, Bhakta P, Janakiraman R, Darlong V. Intra-operative epidural catheter migration into subarachnoid space leading to massive subarachnoid injection of morphine.M.E.J. Anesth, 2009; 20: 3
4- E.N.Armitage, Lumbar and thoracic epidural anaesthesia. In: JAW Wildsmith, Edward N. Armitage, editors, Principles & Practice of Regional Anaesthesia Edinburgh; Churchill Livingstone, 1987; 87: 98
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Ana Sofia Cunha, João Filipe Nunes Marques

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.