FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE ABORDAGEM DA VIA AÉREA EM CONTEXTO DE TRAUMA: APRENDIZAGEM HÍBRIDA EM COMPARAÇÃO COM A APRENDIZAGEM PRESENCIAL

FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE ABORDAGEM DA VIA AÉREA EM CONTEXTO DE TRAUMA

Autores

  • Rita Rodrigues Viana Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
  • Sérgio Baptista Departamento de Anestesiologia, Centro Hospitalar Médio Tejo, EPE, Av. Maria de Lurdes Melo e Castro, Ap118, 2304-909 Tomar, Portugal
  • Henrique Alexandrino Departamento de Cirurgia Geral, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Praceta Mota Pinto, 3000-075 Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0279-9659
  • Fábio Vaz Unidade de Cirurgia de Ambulatório, Hospital Arcebispo João Crisóstomo, R. Padre Américo, 3060-186, Cantanhede, Coimbra, Portugal
  • Filipa Madeira Departamento de Anestesiologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Praceta Mota Pinto, 3000-075 Coimbra, Portugal; Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior, Avenida Infante D. Henrique, 6200-506, Covilhã, Portugal
  • Vanessa Carvalho Universidade de Campinas (Unicamp), Rua Alexander Fleming, 181, Cidade Universitária “Prof. Zeferino Vaz”, Campinas - SP, 13083-970, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1001-1948

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.31683

Palavras-chave:

Abordagem da via aérea; Aprendizagem presencial; Aprendizagem híbrida; Ferramenta de avaliação

Resumo

Introdução: A pandemia COVID-19 promoveu o ensino híbrido. O principal objetivo deste estudo é compará-lo com o ensino presencial a nível da aquisição de conhecimento e competências na abordagem da via aérea. Secundariamente, avaliar a opinião dos participantes relativamente aos dois formatos de aprendizagem. Finalmente, criar e validar uma ferramenta de avaliação das competências de abordagem da via aérea.

Métodos: Ensaio de controlo randomizado com dezasseis alunos de medicina: grupo de controlo presenciou uma palestra sobre a abordagem da via aérea em trauma; grupo de estudo teve acesso a conteúdo equivalente em formato online. Ambos participaram numa aula prática presencial, um teste de conhecimentos e uma avaliação prática. A última foi avaliada por três observadores externos através da ferramenta de avaliação das competências de abordagem da via aérea. Os resultados foram analisados com o teste Mann-Whitney. Para a validação da ferramenta de avaliação, foi calculado o coeficiente de correlação intra-classe. Todos os alunos responderam a um questionário de opinião, avaliado através dos testes de Mann-Whitney e Wilcoxon.

Resultados: Não existe diferença significativa entre os resultados teóricos e práticos dos grupos (sig>0,05). A concordância entre os observadores foi moderada. A análise do questionário de opinião mostrou que os estudantes preferem o ensino híbrido.

Discussão e Conclusão: O ensino da abordagem das vias aéreas em contexto de trauma pode ser realizado de modo híbrido sem prejudicar a aprendizagem dos estudantes. A ferramenta de avaliação é útil, no entanto, necessita de ser aperfeiçoada. Os estudantes estão interessados no ensino híbrido.

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Rodrigues Viana, R., Baptista, S., Alexandrino , H., Vaz, F., Madeira, F., & Carvalho, V. (2023). FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE ABORDAGEM DA VIA AÉREA EM CONTEXTO DE TRAUMA: APRENDIZAGEM HÍBRIDA EM COMPARAÇÃO COM A APRENDIZAGEM PRESENCIAL: FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE ABORDAGEM DA VIA AÉREA EM CONTEXTO DE TRAUMA. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 32(3). https://doi.org/10.25751/rspa.31683

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