Os Anestesiologistas nos Hospitais Civis de Lisboa:1940 – 1980
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.3539Palavras-chave:
Serviços de Anestesia, Anestesiologistas, EnsinoResumo
A Especialidade de Anestesiologia surgiu nos Hospitais Civis de Lisboa (HCL) nas décadas de 50/60 do século passado. Os Hospitais Civis de Lisboa foram oficialmente criados em 1913 como um grupo de hospitais espalhados por Lisboa. O desenvolvimento de uma Carreira Médica própria, com concursos exigentes, antecedeu largamente a criação da Carreira Médica nacional. A Carreira Médica dos HCL foi aplicada à Anestesiologia a partir de 1953 e os Serviços de Anestesia foram criados em 1969. Os Anestesiologistas confrontaram-se com dificuldades específicas relacionadas com a evolução política do país e com a estrutura física dispersa dos HCL, nomeadamente no referente à formação de novos especialistas.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.