Broken Heart Syndrome: Miocardiopatia de Takotsubo após rutura intraoperatória de aneurisma cerebral
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.7290Palavras-chave:
Aneurisma Intracraniano, Disfunção Ventricular Esquerda, Hemorragia Subaracnoideia, - Miocardiopatia TakotsuboResumo
Doentes com hemorragia subaracnoideia aneurismática podem apresentar diversasmanifestações cardíacas cujo diagnóstico diferencial é desafiante, sobretudoquando decorrem no período intraoperatório. A miocardiopatia de Takotsubo é umdistúrbio raro que decorre com disfunção ventricular esquerda predominantementereversível, apresentando alterações eletrocardiográficas que mimetizam uma síndromecoronária aguda. Descreve-se o caso de uma mulher de 41 anos que durantea clipagem de um aneurisma gigante da artéria cerebral anterior esquerda,sofre rutura aneurismática seguida de alterações eletrocardiográficas compatíveiscom isquémia miocárdica. Desenvolve disfunção ventricular esquerda progressiva,agravada no pós-operatório, sem relação com enzimologia cardíaca, progredindopara choque cardiogénico, isquémia cerebral secundária e morte cerebral. Existempoucos casos descritos de miocardiopatia de Takotsubo em contexto intraoperatório.O anestesiologista deve estar alerta para esta entidade nosológica pelas exigênciasclínicas inerentes ao manuseamento simultâneo de duas emergências intraoperatórias,podendo o seu atraso diagnóstico protelar intervenções terapêuticas fundamentais,determinantes no prognóstico do doente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.