Hemorragia massiva em doente com Síndrome de Klippel-Trenaunay-Weber - Caso Clínico

Autores

  • João Colaço Serviço de Anestesiologia, Hospital de Faro
  • Angela Garcia Alves Chefe de Serviço de Anestesiologia – Centro Hospitalar Lisboa Norte
  • Helena Gomes Santos Assistente Hospitalar Graduada - Centro Hospitalar Lisboa Norte

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.8845

Palavras-chave:

Klippel Trenaunay Weber, hemorragia massiva, displasia vascular, aneurismectomia, bypass femoro-popliteu, coagulopatia, Cell-Saver

Resumo

O Síndrome de Klippel Trenaunay Weber (SKTW) é uma doença congénita rara caracterizada por hemangiomas cutâneos, hipertrofia óssea e dos tecidos moles e anomalias venosas e/ou linfáticas associadas a malformações arterio-venosas e coagulopatia. 

Na literatura  estão descritos cerca de 1000 casos, dos quais apenas 12 incluem abordagem anestésica.

Os autores descrevem o caso clínico de um doente com o diagnóstico de SKTW submetido a aneurismectomia da artéria femoral superficial direita e  bypass femoro-popliteu, sob anestesia geral balanceada complicada de hemorragia massiva (perda sanguínea total de 8050 mL, em contraste com os 500-1000 ml estimados), com origem em displasia vascular do membro inferior.

Os autores pretendem discutir a abordagem agressiva de uma hemorragia massiva, nomeadamente a utilização de cell-saver e sistemas de infusão rápida de soros ( Level 1 ® ).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-22

Como Citar

Colaço, J., Alves, A. G., & Santos, H. G. (2016). Hemorragia massiva em doente com Síndrome de Klippel-Trenaunay-Weber - Caso Clínico. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 21(1), 16–19. https://doi.org/10.25751/rspa.8845