Mobilidade internacional por motivos de estudo: fluxos e distribuição de estudantes da CPLP no ensino superior e território português

Autores

Palavras-chave:

mobilidade internacional por motivos de estudo, instituições de Ensino Superior, estudantes estrangeiros, CPLP, distribuição territorial

Resumo

O estudo analisa o posicionamento de Portugal nos fluxos de mobilidade internacional por motivos de estudo, num processo que se constrói e consolida, sobretudo, no âmbito dos acordos de cooperação da CPLP. O objetivo é identificar os perfis e características dos estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal, sobretudo os provenientes de países da CPLP, detalhar os fluxos e as proveniências, bem como a sua distribuição pelas instituições de ensino superior e pelo território nacional, discutindo os potenciais benefícios da sua integração para as diferentes tipologias de instituições/territórios. O estudo recorre a dados oficiais de natureza censitária produzidos pela DGEEC, relativos a 2012-2021. A análise demonstra a presença crescente de estudantes internacionais nas IES portuguesas, num processo facilitado pela alteração do quadro institucional no âmbito dos acordos de cooperação. No elenco de razões para a adesão das IES a essa tendência, assinalam-se quer as possibilidades de captação de novos recursos financeiros através das prestações de propinas, quer elementos simbólicos de prestígio das IES nos rankings nacionais e internacionais, além do potencial de dinamismo e inovação que resulta da confluência no campus das IES de estudantes com referenciais de experiência e orientações culturais diferenciadas. No artigo evidencia-se também a relevância da procura internacional para o reforço da oferta de ensino superior hoje em funcionamento nas diferentes áreas de educação e ciclos de estudo, incluindo nas regiões com menor capacidade de atração de estudantes nacionais.

Biografias Autor

Rosário Mauritti, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), CIES-Iscte

Socióloga. Professora Auxiliar do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa | Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Departamento de Sociologia. Investigadora integrada do CIES-Iscte, no âmbito do qual co-coordeno o Grupo de Investigação Desigualdades, Trabalho e Bem-estar.

Diretora do Laboratório de Competências Transversais (LCT-Iscte).  Presidente da Comissão Científica dos concursos especiais de acesso ao Iscte e  responsável por coordenar a organização do acolhimento destes estudantes apoiando-os na sua integração académica e social.

Membro do Conselho Pedagógico do Iscte e membro da Comissão Pedagógica da Escola de Sociologia e Políticas Públicas.

Vice-Presidente da Direção do SNESup, Sindicato Nacional do Ensino Superior.

 

Ao longo da carreira de investigação participei em equipas de projetos e consultorias científicas, nacionais e internacionais, investidos em temáticas especificamente sociológicas, como é o caso das classes sociais e desigualdades sociais; condições de vida e orientações valorativas dos estudantes do ensino superior; sociedades envelhecidas, bem-estar, mudança social e estilos de vida, entre outras.

Presentemente, represento o CIES-Iscte no ESS/European Social Survey; co-coordeno um projeto de intercâmbio internacional, tendo em vista a criação de um Laboratório de Competências Transversais na Universidade Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau; sou membro da equipa de investigação do EUROSTUDENT (Projeto europeu sobre as condições de vida dos estudantes).

Publiquei diversos artigos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livro, bem como participei em múltiplas conferências, nacionais e internacionais. Tenho contribuições na revista International Studies of Sociology in Education, European Journal of Social Work, Portuguese Journal of Social Science, Sociologia, Problemas e Práticas, Revista Sociologias; Sociologia On-Line, Análise Social, entre outras.

Sónia Pintassilgo, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), CIES-Iscte

Mestre em Demografia e Sociologia da População e Doutorada em Sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social e Investigadora do CIES-Iscte, na linha de Investigação Família, Gerações e Saúde. Co-coordenadora do Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento - nascer.pt.

É, atualmente, subdiretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (ESPP-Iscte), responsável pela assessoria de atendimento ao estudante da ESPP-Iscte e foi, nos últimos anos, Presidente do Júri do Concurso M23 da mesma Escola. É membro da Comissão Científica do Departamento de Métodos de Pesquisa Social. Desde 2019, integra a Comissão Científica dos concursos especiais de acesso ao Iscte, no âmbito da qual tem vindo a contribuir para o desenho de respostas formativas e de acompanhamento de um corpo estudantil crescentemente diversificado, visando melhorar, não apenas o acesso, mas a experiência académica e social dos estudantes. Tem realizado pesquisa em temáticas da Demografia, Sociologia da População e Sociologia do Nascimento e da Maternidade. Presentemente, co-coordena um projeto de cooperação internacional, na área de Educação e Ensino Superior, com a Universidade Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau, é investigadora no projeto EQUALS4COVID19, e é membro da equipa responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo, do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo e Cartas Educativas Municipais.

Sandra Saleiro, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), CIES-Iscte

Sandra Palma Saleiro (sandra.saleiro@iscte-iul.pt) é doutorada em Sociologia, investigadora do CIES-IUL – Centro de Investigação Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e Professora Auxiliar Convidada no Curso de Sociologia do ISCTE-IUL.Tem trabalhado em projetos de investigação sobre género, igualdade de género e violência de género; transgénero, diversidade de género; desigualdades sociais e pobreza e exclusão social; metodologias de avaliação, avaliação de políticas públicas e de programas e projetos. Na sua tese de doutoramento, intitulada “Trans Géneros. Uma abordagem sociológica da diversidade de género”, mapeou a diversidade de identidades e expressões de (trans)género na sociedade portuguesa. Dos projetos mais recentes destaca-se a coordenação do “Estudo Nacional sobre as necessidades das Pessoas LGBTI e a Discriminação em função da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais, encomendado pela CIG e financiado pelo POISE (2021-2022); a coordenação local do projeto "Cávado + Igual. Igualdade e Conciliação na vida pessoal, familiar e profissional", promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, em parceria com o KUN- Centre for Equality and Diversity da Noruega, financiado pelas EEA Grants; e o projeto “Diversidade de Género, Cidadania e Saúde” no âmbito da FCT (2016-2022).

Helena Belchior Rocha, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), CIES-Iscte

Helena Belchior Rocha é Doutorada em Serviço Social, Professora Auxiliar no Departamento de Ciencia Politica e Politicas Públicas, sub-Diretora do Laboratório de Competências Transversais e investigadora integrada do CIES-ISCTE. Tem estado ligada a projetos nacionais e internacionais, dos quais se destacam 2 Marie Curie, é autora de artigos, capitulos de livro e comunicações em eventos cientificos nacionais e internacionais, nas áreas de teoria e metodologia de Serviços Social, sustentabilidade, intervenção comunitára, ética, direitos humanos, politicas socias e bem estar, educação e competências transversais. Membro do Conselho editorial e cientifico de revistas nacionais e internacionais.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Secção

Artigo