Introdução de Ferramentas de Gestão Modernas numa Empresa na Beira (Moçambique): o plano de autocontrolo da Prapesca

Autores

  • Ana Célia Gomes Centro de Estudos Africanos, ISCTE

Palavras-chave:

Gestão de empresas, Empresa de pesca, Liderança, Beira, Moçambique

Resumo

Uma «velha» questão, sistematicamente revisitada na literatura de gestão, é a da possibilidade de utilização de modelos e ferramentas modernas (adaptadas à produção industrial clássica), em contextos em que as premissas culturais da organização científica do trabalho não estão presentes. A esta questão pode‑se responder de duas formas: negando essa possibilidade, ou afirmando‑a. No primeiro caso é necessário desenvolver modelos específicos de gestão a partir do contexto local, o que pode ser problemático em termos de produtividade e integração no mercado global; no segundo caso, subsistem duas possibilidades: adoptar os modelos de forma acrítica e «moldar» o contexto aos seus ditames, ou adaptá‑los às realidades locais, reinventando‑os. Este é o ponto de partida para uma discussão em torno de duas questões fundamentais na gestão em África, a responsabilidade e a liderança, discussão esta desencadeada e ilustrada pelo caso da Prapesca, uma empresa de processamento e comercialização de pescado (sobretudo camarão), que implementou um procedimento de qualidade designado Plano de Autocontrolo. A partir da sugestiva designação deste plano, vamos reflectir sobre a complexidade das empresas modernas no continente africano e acompanhar o percurso de dois empresários portugueses, também eles obrigados a inventar caminhos entre o espírito de aventura e o imperativo da competitividade.

Referências

Cunha, Miguel P., et al. (2004), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, Rh Editora.

Gomes, Ana (2003) «Um outro olhar sobre as entrevistas do Appreciative Inquiry», inédito.

Jesuíno, Jorge Correia, Reis, Elizabeth, e Cruz, E. (1988), «Motivações empresariais em Portugal», Revista de Gestão, II/III, pp. 43‑50.

Lopes, Albino, e Gomes, Ana (2004), «A gestão da cultura na internacionalização – Portugal e o Leste europeu: uma inesperada semelhança de padrões» (inédito).

Downloads

Publicado

2016-02-19