Das bancas de matraquilhos ao “campo dos caranguejos”, dos estádios aos terreiros: campos de jogos num espaço microinsular do tempo colonial ao pós-independência
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.1166Keywords:
São Tomé e Príncipe, futebol, mudanças políticas e sociaisAbstract
Neste texto descrevem-se campos de futebol de São Tomé e Príncipe. Não se ensaia uma antropomorfização dos campos de futebol, cenário de uma prática lúdica popular e tendencialmente universal. Mas tenta-se olhar os campos de futebol como documentos históricos e, a partir daí, relacioná-los com a evolução do país. Com efeito, as marcas das mudanças políticas e sociais estão inscritas na diversidade dos campos de futebol. A seu modo, os campos de futebol são uma fonte de conhecimento histórico e social, sugerindo a elaboração de uma narrativa histórica que os toma como pontos de apoio para a interpretação das mudanças políticas e sociais no arquipélago desde o colonialismo moderno até ao pós-independência.References
Anuário Estatístico 1973. (1973). S. Tomé: Instituto Nacional de Estatística. Delegação de S. Tomé e Príncipe.
Drumond, M. (2008). Nações em jogo: Esporte e propaganda política em Vargas e Perón. Rio de Janeiro: Apicuri.
Machado, F. M., & Banchetti, L. D. (2009). O futebol rouba a cena! O “estádio-monumento” enquanto palco de tensões sociais: O caso do Pacaembu. Histórica – Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, 39. In http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao39/materia04/ (acedido em 23 de Agosto de 2013).
Nascimento, A. (2010). Esporte em vez de política no ocaso do colonialismo em São Tomé. In Melo, V., Bittencourt, M., & Nascimento, A. (Org.), Mais do que um jogo: O esporte e o continente africano (pp. 243-278). Rio de Janeiro: Apicuri.
Nascimento, A. (2011). Inércias sociais, liames afectivos e desafios políticos em torno do desporto em São Tomé e Príncipe na década de 1960. In 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos - 50 anos das independências africanas: Desafios para a modernidade: Actas, Lisboa, CEA, 2010. In http://hdl.handle.net/10071/2201 (acedido em 23 de Agosto de 2013).
Nascimento, A. (2013). Desporto em vez de política no São Tomé e Príncipe colonial. Rio de Janeiro: 7Letras.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Cadernos de Estudos Africanos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
I authorize the publication of the submitted article/review of which I am the author.
I also declare that this article is original, that it has not been published in any other way, and that I exclusively assign the publication rights to the journal Cadernos de Estudos Africanos. Reproduction of the article, in whole or in part, in other publications or on other media is subject to the prior authorization of the publisher Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.