Das bancas de matraquilhos ao “campo dos caranguejos”, dos estádios aos terreiros: campos de jogos num espaço microinsular do tempo colonial ao pós-independência
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.1166Palavras-chave:
São Tomé e Príncipe, futebol, mudanças políticas e sociaisResumo
Neste texto descrevem-se campos de futebol de São Tomé e Príncipe. Não se ensaia uma antropomorfização dos campos de futebol, cenário de uma prática lúdica popular e tendencialmente universal. Mas tenta-se olhar os campos de futebol como documentos históricos e, a partir daí, relacioná-los com a evolução do país. Com efeito, as marcas das mudanças políticas e sociais estão inscritas na diversidade dos campos de futebol. A seu modo, os campos de futebol são uma fonte de conhecimento histórico e social, sugerindo a elaboração de uma narrativa histórica que os toma como pontos de apoio para a interpretação das mudanças políticas e sociais no arquipélago desde o colonialismo moderno até ao pós-independência.Referências
Anuário Estatístico 1973. (1973). S. Tomé: Instituto Nacional de Estatística. Delegação de S. Tomé e Príncipe.
Drumond, M. (2008). Nações em jogo: Esporte e propaganda política em Vargas e Perón. Rio de Janeiro: Apicuri.
Machado, F. M., & Banchetti, L. D. (2009). O futebol rouba a cena! O “estádio-monumento” enquanto palco de tensões sociais: O caso do Pacaembu. Histórica – Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, 39. In http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao39/materia04/ (acedido em 23 de Agosto de 2013).
Nascimento, A. (2010). Esporte em vez de política no ocaso do colonialismo em São Tomé. In Melo, V., Bittencourt, M., & Nascimento, A. (Org.), Mais do que um jogo: O esporte e o continente africano (pp. 243-278). Rio de Janeiro: Apicuri.
Nascimento, A. (2011). Inércias sociais, liames afectivos e desafios políticos em torno do desporto em São Tomé e Príncipe na década de 1960. In 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos - 50 anos das independências africanas: Desafios para a modernidade: Actas, Lisboa, CEA, 2010. In http://hdl.handle.net/10071/2201 (acedido em 23 de Agosto de 2013).
Nascimento, A. (2013). Desporto em vez de política no São Tomé e Príncipe colonial. Rio de Janeiro: 7Letras.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2016 Cadernos de Estudos Africanos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.