Cinematic and Literary Representations of Africans and Afro-descendants in Contemporary Portugal: Conviviality and conflict on the margins
Keywords:
post colonialism, immigration, Africans, Afro-descendants, cinema, literatureAbstract
Este artigo propõe uma análise de longas-metragens e romances ligados às experiências de africanos e afrodescendentes no Portugal contemporâneo, visando investigar como a dita produção cultural reflete uma nação portuguesa em plena mutação, onde as fronteiras entre o Portugal pós-colonial e as ex-colónias africanas, tal como as noções acerca do que é “ser africano” ou “ser europeu”, estão a ser redefinidas.References
AICEP (Agência de Investimento para o Comércio Externo de Portugal). In http://www.portugalglobal.pt/EN (accessed September 10, 2012).
Almeida, M. V. de. (2004). An earth-colored sea: “Race”, culture, and the politics of identity in the postcolonial Portuguese-speaking world. New York & Oxford: Berghahn Books.
António, J. H. C., & Policarpo, V. (Eds.) (2011). Os imigrantes e a imigração aos olhos dos portugueses. Lisbon: Fundação Calouste Gulbenkian.
Antunes, A. L. (1978). Os cus de Judas. Lisbon: Vega.
Antunes, A. L. (2003). Boa tarde às coisas lá em baixo. Lisbon: Dom Quixote.
Antunes, A. L. (2007). O meu nome é Legião. Lisbon: Dom Quixote.
Baillie, M. (1825). Lisbon in the years 1821, 1822, and 1823. London: John Murray.
Balibar, É. (2001). Nous, les citoyens d’Europe?: Les frontières, l’État, le peuple. Paris: La Découverte.
Barreto, A., & Pontes, J. (2007). Portugal: Um retrato social (vols. 1-7). Lisbon: Rádio e Televisão de Portugal.
Batalha, L. (2004). The Cape Verdean diaspora in Portugal: Colonial subjects in a postcolonial world. Lanham, Maryland: Lexington Books.
Bhabha, H. (1994). The location of culture. London & New York: Routledge.
Blackmore, J. (2009). Moorings: Portuguese expansion and the writing of Africa. Minneapolis: University of Minnesota Press.
Botelho, J. (1985). Um adeus português. Lisbon: Produções Office.
Calado, P. M. da C. (2007). Não percebes o hip-hop: Geografia, (sub)culturas e territorialidade. Ph.D. dissertation. Universidade de Lisboa, Lisbon, Portugal.
Cardoso, D. M. (2011). O retorno. Lisbon: Tinta-da-China.
Cardoso, M. (2004). A costa dos murmúrios. Lisbon: Atalanta Filmes.
Carreira, A. (1983). Cabo Verde: Formação e extinção de uma sociedade escravocrata (1460-1878). Praia: Instituto Cabo-verdiano do Livro.
Chade, J. (2012, September 16). “ONU critica Portugal por ensino ‘inexato’ do passado”. O Estado de São Paulo. In http://www.estadao.com.br/ (accessed September 16, 2012).
Contador, A. C. (2001). Cultura juvenil negra em Portugal. Oeiras: Celta.
Costa, P. (1997). Ossos. Lisbon: Atalanta Filmes.
Costa, P. (2000). No quarto de Vanda. Lisbon: Atalanta Filmes.
Costa, P. (2006). Juventude em marcha. Portugal, France, and Switzerland: Contracosta Produ-ções, L’Étranger, Unlimited, Ventura Film, RTP, RTSI, Arte France.
Deleuze, G., & Guattari, F. (1980). Mille plateaux: Capitalisme et schizophrénie. Paris: Éditions de Minuit.
Deleuze, G. (1983). L’image-mouvement. Paris: Éditions de Minuit.
Dias, B. P., & Dias, N. (Eds.) (2012). Imigração e racismo em Portugal: O lugar do outro. Lisbon: Edições 70 & Le Monde Diplomatique.
Figueiredo, I. (2010). Caderno de memórias coloniais. Coimbra: Angelus Novus.
Ferreira, A. P. (2009). Apresentação: O que nos cabe de Lídia Jorge. In Ferreira, A. P. (Ed.), Para um leitor ignorado: Ensaios sobre a ficção de Lídia Jorge (pp. 11-31). Alfragide: Texto.
Fikes, K. (2009). Managing African Portugal: The citizen-migrant distinction. Durham & London: Duke University Press.
Fradique, T. (2003). Fixar o movimento: Representações da música rap em Portugal. Lisbon: Dom Quixote.
Gersão, T. (1997). A árvore das palavras. Lisbon: Dom Quixote.
Gilroy, P. (1993). The Black Atlantic: Modernity and double consciousness. London: Verso.
Godinho, V. M. (1963-1965). Os descobrimentos e a economia mundial (vols. 1-3). Lisbon: Arcádia.
Goldberg, D. T. (1993). Racist culture: Philosophy and the politics of meaning. Oxford: Blackwell.
Gusmão, N. M. M. de. (2004). Os filhos da África em Portugal: Antropologia, multiculturalidade e educação. Lisbon: Imprensa de Ciências Sociais.
Henriques, I. C. (2009). A herança africana em Portugal. Lisbon: CTT Correios de Portugal, S.A.
Henriques, J. G. (2012a, March 18). “Falar de etnias é tabu”. Público Online. In http://www.publico.pt (accessed March 18, 2012).
Henriques, J. G. (2012b, September 26). “ONU traça retrato de discriminação e ‘racismo subtil’ em Portugal”. Público Online. In http://www.publico.pt (accessed September 26, 2012).
Imigrantes: Estudos sobre a imigração em Portugal. In http://imigrantes.no.sapo.pt/index11.html (accessed November 9, 2010).
Jorge, L. (1988). A costa dos murmúrios. Lisbon: Dom Quixote.
Jorge, L. (2002). O vento assobiando nas gruas. Lisbon: Dom Quixote.
Knudson-Vilaseca, E. (2007). Embodying the un/home: African immigration in Portugal and Spain. Ph.D. dissertation. University of Minnesota, Twin Cities, United States.
Lahon, D. (1999). O negro no coração do império: Uma memória a resgatar - séculos XV-XIX. Lisbon: Entreculturas.
Leitão, J. (2009). A esperança está onde menos se espera. Lisbon: MGN Filmes.
Loude, J.-I. (2005). Lisboa na cidade negra. Lisbon: Dom Quixote.
Machado, F. L. (1994). Luso-africanos em Portugal: Nas margens da etnicidade. Sociologia - Problemas e Práticas, 16, pp. 111-34.
Mata, I. (2006). Estranhos em permanência: A negociação da identidade portuguesa na pós-colonialidade. In Sanches, M. R. (Ed.), “Portugal não é um país pequeno”: Contar o ‘império’ na pós-colonialidade (pp. 285-315). Lisbon: Cotovia.
Medeiros, P. de. (2006). “Apontamentos” para conceptualizar uma Europa pós-colonial. In Sanches, M. R. (Ed.), “Portugal não é um país pequeno”: Contar o ‘império’ na pós-colonialidade (pp. 339-356). Lisbon: Cotovia.
Mezzei, R. (2001). Retornados. In Cook, B. A. (Ed.), Europe since 1945: An encyclopedia (vol. 2, pp. 1040-1041). New York & London: Garland.
Nery, R. V. (2004). Para uma história do fado. Lisbon: Público.
Nichols, B. (1991). Representing reality: Issues and concepts in documentary. Bloomington & Indianapolis: Indiana University Press.
Oliveira, M. de. (1990). Non ou a vã glória de mandar. Lisbon: Atalanta Filmes.
Pimentel, V., Gonçalves, I., & Liberdade, K. (1999). Outros bairros. Lisbon: Filmes do Tejo.
Quandt, J. (2006, September). Still lives: The films of Pedro Costa. Artforum, pp. 354-359.
Ramos, I. de S. (2011). A intersecção das categorias de raça e classe na representação cinematográfica de jovens afro-descendentes. Unpublished manuscript.
Rancière, J. (2009). Política de Pedro Costa. In Cabo, R. M. (Ed.), Cem mil cigarros: Os filmes de Pedro Costa (pp. 53-63). Lisbon: Orfeu Negro.
Ribeiro, M. C., & Ferreira, A. P. (Eds.) (2003). Fantasmas e fantasias imperiais no imaginário português contemporâneo. Porto: Campo das Letras.
Santos, B. de S. (1992). Onze teses por ocasião de mais uma descoberta de Portugal. Luso-Brazilian Review, 29, pp. 97-113.
Simões, R. (2010). A ilha da Cova da Moura. Lisbon: Real Ficção.
Tavares, M. S. (2003). Equador. Lisbon: Oficina do Livro.
Tinhorão, J. R. (1988). Os negros em Portugal: Uma presença silenciosa. Lisbon: Caminho.
Tinhorão, J. R. (1994). Fado, dança do Brasil cantar de Lisboa: O fim de um mito. Lisbon: Caminho.
Tréfaut, S. (2004). Lisboetas. Lisbon: Faux.
UN Human Rights Council. (2012). Report of the Working Group of Experts on People of African Descent on its Eleventh Session - Mission to Portugal. In http://ap.ohchr.org/documents/alldocs.aspx?doc_id=20560 (accessed October 26, 2012).
Various Artists. (1994). Rapública.
Vieira, L. (1998). Zona J. Lisbon: MGN Filmes/SIC.
Zurara, G. E. de. (1989). Crónica do descobrimento e conquista da Guiné. Mem Martins, Portugal: Publicações Europa-América.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I authorize the publication of the submitted article/review of which I am the author.
I also declare that this article is original, that it has not been published in any other way, and that I exclusively assign the publication rights to the journal Cadernos de Estudos Africanos. Reproduction of the article, in whole or in part, in other publications or on other media is subject to the prior authorization of the publisher Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.