Chamada de artigos

2021-02-11

A atual crise pandémica fez emergir a necessidade de recurso às tecnologias e à web para substituir, ou complementar, o ensino presencial, quer sob a forma online quer recorrendo a vários modos de ensino misto ou hibrido. Prefigura-se o início de uma nova era onde estes modelos se irão impor cada vez mais. Vários são os desafios que se colocam aos sistemas educativos e em particular aos professores. A pedagogia online tem caraterísticas próprias e um dos seus traços essenciais reside, mais do que no discurso do professor, na proposta de atividades e tarefas que os estudantes deverão realizar, usando a tecnologia de modo criativo e como meio de desenvolver competências diversas, entre elas as competências digitais. Se esta assunção parece ser já assumida, o mesmo não se passa com a forma de avaliar as aprendizagens, ainda muito ancorada no sistema de exames presenciais. Todavia, várias são já as vozes que reclamam a necessidade de um maior investimento na avaliação com recurso aos meios e ferramentas digitais.

Se tivermos em conta a transformação que se vem operando desde que a pandemia se instalou, muitos têm sido certamente os casos em que os professores recorreram a meios digitais para procederem à avaliação dos seus estudantes. Que tecnologias usaram? Como o fizeram? Que instrumentos adotaram? Que resultados obtiveram? Como avaliam o processo?

Neste contexto, a Revista de Educação a Distância e eLearning, convida os investigadores e professores a enviaram submissões para a publicação de um dossier sobre Avaliação Digital no Volume 3, Número 2 da RE@D, a editar em novembro de 2021. São aceites reflexões teóricas, artigos de sistematização da literatura, estudos empíricos e reflexões críticas sobre experiências efetuadas em avaliação digital.

Datas importantes:

Submissão de propostas: até 30 de julho de 2021

Notificações aos autores: até 30 de setembro

Submissão de artigos finais: até 30 de outubro

As propostas, sujeitas a revisão por pares, deverão ser submetidas em  https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read, devendo os autores omitir a sua identificação e afiliação.

Editor temático: Lúcia Amante