Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios

Autores

  • Luísa Adib Dino Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br)
  • Daniela Costa Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) https://orcid.org/0000-0002-8589-313X

DOI:

https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp68-84

Palavras-chave:

Infância; Adolescência; Educação e tecnologias digitais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar dinâmicas de uso e alguns dos desafios enfrentados para a universalização do acesso e para o melhor aproveitamento da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Neste sentido, são apresentados e analisados alguns dos indicadores sobre acesso e uso da rede por crianças e adolescentes, provenientes das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação, coordenadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A pesquisa TIC Kids Online Brasil é realizada por meio de visitas presenciais em domicílios. Já a pesquisa TIC Educação é realizada de forma presencial, em escolas brasileiras de ensino primário e secundário, públicas e particulares, de áreas rurais e urbanas. Ambas as pesquisas são amostrais, anuais e possuem abrangência nacional. Juntas elas apresentam um conjunto de indicadores que permitem melhor compreender o ecossistema socioeconômico e cultural do qual fazem parte crianças e adolescentes no Brasil. Tais indicadores evidenciam o importante papel desempenhado por atores de diversos setores sociais, especialmente no que se refere à elaboração de políticas públicas, para a garantia dos direitos digitais enquanto parte dos direitos da infância e da juventude.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Edição

Secção

Estudos empíricos / investigações e práticas