Chamada de artigos

2023-12-07

Ao longo dos últimos cinquenta anos os jogos digitais vêm se constituindo como um artefato cultural que desperta o interesse de distintas gerações as quais interagem com estes ambientes interativos e imersivos, que possibilitam a criação de mundos, estimulando a criatividade, a aprendizagem, a imaginação, tensionando aspectos relacionados também com a subjetividade dos seus jogadores que a partir de diferentes dispositivos imergem no universo criado pelas desenvolvedoras. As narrativas convidam o jogador a explorar temas históricos, de ficção científica, esportes, entre outros.

Paralelo ao rico potencial de entretenimento dos jogos digitais, as áreas de educação, saúde, psicologia, publicidade, treinamento, dentre outras   também exploram estes agenciamentos sociotécnicos, tanto na perspectiva do desenvolvimento quanto no campo da investigação com temáticas relacionadas aos aspectos socio-histórico-culturais, a questões de aprendizagem, a interface entre educação e saúde, dentre outros temas relevantes.

Assim, os jogos digitais emergem como objetos de investigação complexos, multifacetados e multireferenciais que exigem distintos olhares para compreender esse artefato cultural nos distintos campos de saber.

Dentro desse contexto, convidamos os pesquisadores a socializarem suas pesquisas no Dossiê jogos digitais e seus mundos imaginários: pesquisas e práticas, proposto pela RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning - Universidade Aberta de Portugal, volume 07.

Os artigos podem adotar diferentes perspectivas e análises em torno dos jogos digitais, com abordagens metodológicas qualitativas, quantitativas ou mistas.