Chamada de artigos

2024-02-12

Ao longo dos últimos cinquenta anos os jogos digitais vêm se constituindo como um artefato cultural que desperta o interesse de distintas gerações as quais interagem com estes ambientes interativos e imersivos, que possibilitam a criação de mundos, estimulando a criatividade, a aprendizagem, a imaginação, tensionando aspectos relacionados também com a subjetividade dos seus jogadores que a partir de diferentes dispositivos imergem no universo criado pelas desenvolvedoras. As narrativas convidam o jogador a explorar temas históricos, de ficção científica, esportes, entre outros.

Paralelo ao rico potencial de entretenimento dos jogos digitais, as áreas de educação, saúde, psicologia, publicidade, treinamento, dentre outras   também exploram estes agenciamentos sociotécnicos, tanto na perspectiva do desenvolvimento quanto no campo da investigação com temáticas relacionadas aos aspectos socio-histórico-culturais, a questões de aprendizagem, a interface entre educação e saúde, dentre outros temas relevantes.

Assim, os jogos digitais emergem como objetos de investigação complexos, multifacetados e multireferenciais que exigem distintos olhares para compreender esse artefato cultural nos distintos campos de saber.

Dentro desse contexto, convidamos os pesquisadores a socializarem suas pesquisas no Dossiê jogos digitais e seus mundos imaginários: pesquisas e práticas, proposto pela RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning - Universidade Aberta de Portugal, volume 07.

Os artigos podem adotar diferentes perspectivas e análises em torno dos jogos digitais, com abordagens metodológicas qualitativas, quantitativas ou mistas.

 

Datas importantes:

Submissão de propostas:  em permanência até 20 de julho de 2024

Os autores serão notificados num prazo de 3 meses a partir da data da submissão

Prazo limite para a recepção de artigos finais: 15 de dezembro de 2024

As propostas, sujeitas a revisão por pares, deverão ser submetidas em  https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read, devendo os autores omitir a sua identificação e afiliação.

Editora Temática:

Professora Dra. Lynn Alves

Universidade Federal da Bahia

Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais – UFBA

Brasil