Chamada de artigos - Desenho da Aprendizagem Flexível para a Educação Digital

2024-12-11

Esta edição tem o objetivo de reunir investigação, práticas e percepções teóricas sobre a criação de ambientes de aprendizagem que respondam dinâmicamente às diversas necessidades dos estudates num mundo cada vez mais digital e conectado.

 Tema e âmbito

O panorama do ensino superior tem evoluído rapidamente, em particular devido a desafios como a pandemia da COVID-19, salientando a necessidade de modelos de ensino adaptáveis e resilientes. A aprendizagem mista e híbrida, que integra abordagens online  e presenciais, surgiu como uma estratégia vital para manter os elevados padrões educacionais e, ao mesmo tempo, melhorar a acesso e a participação. No centro desta mudança está a educação digital, que apoia a aprendizagem flexível através de ferramentas e pedagogias digitais que capacitam tanto os estudantes como os professores.

A conceção flexível da aprendizagem está na vanguarda da transformação da educação, promovendo a adaptabilidade, a acessibilidade e a inovação. O ensino flexível caracteriza-se pela adaptabilidade, permitindo a aprendizagem em qualquer altura e em qualquer lugar com estratégias de ensino flexíveis e educadores digitalmente competentes, o que resulta em resultados de aprendizagem inovadores.

A aprendizagem flexível, a conceção flexível da aprendizagem e o ensino flexível são fundamentais para adaptar a educação à evolução das necessidades e garantir a sua resiliência.

Esta edição especial procura contribuições que explorem a conceção e a implementação de modelos de aprendizagem flexíveis no âmbito da educação digital. Convidamos artigos que abordem os seguintes tópicos:

  • Frameworks de aprendizagem adaptativa: Desenvolver e implementar sistemas de aprendizagem adaptativa para melhorar a aprendizagem personalizada.
  • Ensino aberto e a distância: Rumos do design de aprendizagem flexível e novos cenários de educação aberta e a distância.
  • Inovações tecnológicas: Explorando ferramentas e plataformas de ponta que facilitam a aprendizagem flexível (design).

 

  • Voz para os estudantes: O impacto dos modelos de ensino flexíveis no envolvimento, desempenho e resultados de aprendizagem dos estudantes.
  • Agência e flexibilidade do estudante: Permitir que os estudantes moldem os seus percursos educativos em contextos digitais.
  • Inclusão e acessibilidade digital: Abordar a inclusão e a acessibilidade através de uma conceção de aprendizagem flexível.
  • Avaliação e feedback: Abordagens inovadoras para avaliar os resultados dos estudantes em contextos educativos flexíveis e dinâmicos.
  • Avaliar a eficácia de modelos de educação flexíveis e digitais em diversos contextos educativos.
  • Perspectivas transculturais: Examinar práticas de aprendizagem flexíveis em diversos contextos globais.
  • Projetar para a incerteza: Criar ambientes de aprendizagem resistentes a perturbações, tais como as observadas durante a mudança global para a aprendizagem online.
  • Desafios da AI

Indicações para submissão

Todas as submissões devem seguir as diretrizes de formatação e referenciação disponíveis na Revista de Educação a Distância e eLearning - RE@D: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/about/submissions

Processo de revisão

As submissões serão submetidas a um rigoroso processo de revisão por pares duplamente cego para garantir a qualidade e a relevância para o tema. 

Datas importantes

Submissão de propostas: em curso até 20 de julho de 2025

Os autores serão notificados no prazo de 3 meses a contar da data de submissão

Data limite para a receção dos artigos finais: 15 de dezembro de 2025. 

Editores convidados

Lina Morgado - Universidade Aberta (UAb), Portugal

Ana Afonso - Universidade Aberta (UAb), Portugal

Ingrid Noguera - Universidade Autónoma Barcelona (UAB), Espanha