Scholarship e a Identidade Académica na Era Digital
DOI:
https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp16-28Palavras-chave:
Scholarship; Educação aberta; Identidade académica.Resumo
As instituições de ensino superior não são alheias aos desafios que se colocam à sociedade atual, particularmente de ordem socioeconómica, científica e tecnológica. No contexto desses desafios e, simultaneamente, oportunidades que se colocam às instituições do século XXI, revisitamos neste artigo o conceito de scholarship, de Ernest Boyer, enquanto conceito que descreve a multidimensionalidade das funções dos docentes/investigadores do ensino superior. Analisamos ainda as alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede, das práticas digitais e do movimento global de abertura ao conhecimento, com particular destaque para as potencialidades que o movimento de abertura ao conhecimento poderá trazer para cada uma das funções académicas dos docentes/investigadores do ensino superior.
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Direitos de Autor (c) 2019 Paula Cardoso, Lina Morgado, António Teixeira
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